Concurso Sejusp MG tem banca definida para agente socioeducativo

IBFC é escolhido para organizar o novo concurso Sejusp MG com 270 vagas para agente socioeducativo. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:17/06/2022 às 08:25
Atualizado em:17/06/2022 às 08:25

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o escolhido para organizar o concurso para agente socioeducativo de Minas Gerais, vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp MG). A dispensa de licitação para contratação da banca foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira, 16. 

Entre as atribuições do IBFC estão: a finalização do edital, recebimento das inscrições do concurso, viabilização e aplicação das etapas, como as provas objetivas. 

A oferta do concurso Sejusp MG será de 270 vagas de agente socioeducativo, em caráter efetivo. A carreira tem como requisito o ensino médio completo e oferece remuneração inicial de R$4.098,45. 

IBFC é escolhido como banca organizadora do novo concurso Sejusp MG
(Reprodução Diário Oficial de Minas Gerais 16/06/2022)

Os agentes socioeducativos têm as seguintes atribuições: exercer atividades de vigilância e escolta nos estabelecimentos da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas - SUASE -, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semi-liberdade.

Assim como garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento; assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei.

A reportagem está em contato com a Sejusp MG para verificar se já há um prazo para a publicação do edital. 

Concurso Sejusp MG terá mesma estrutura que para Polícia Penal

Em entrevista à Folha Dirigida em 2021, a superintendente Educacional de Segurança Pública do Estado, Roberta Corrêa, informou que a estrutura do concurso para agente socioeducativo será muito similar a da seleção para Polícia Penal, aberta no ano passado. 

“É um concurso bem similar ao da Polícia Penal, com as mesmas etapas e o requisito: nível médio”, destacou.

concurso Polícia Penal MG é composto por seis etapas: 

  • Provas objetivas e de redação; 
  • Avaliações de aptidão psicológica e psicotécnica; 
  • Exames médicos; 
  • Prova de condicionamento físico; 
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social); 
  • Curso de formação técnico-profissional.

Último concurso Sejusp MG de agentes ocorreu há nove anos

O edital do último concurso para ingresso como agente socioeducativo de Minas Gerais foi publicado em 2013. A oferta foi de 820 vagas, com reserva para pessoas com deficiência. 

Os salários, na ocasião, eram de R$2.655 para jornada de 40 horas por semana. A jornada de trabalho poderia ser desempenhada em regime de plantão, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) também foi o organizador. Os concorrentes foram avaliados por prova objetiva e redação; prova de condicionamento físico por testes específicos.

Além de exame psicológico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada; exames médicos; curso de formação técnico-profissional. 

Na prova objetiva, por exemplo, foram cobradas questões sobre as disciplinas de: Português, Raciocínio Lógico, Noções de Direito e Conhecimentos Específicos.

Sumário