Concurso Caruaru PE: prefeitura avança na contratação da banca

Prefeito de Caruaru se reúne com o Ibam para tratar sobre o novo concurso público do município. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:26/07/2022 às 12:40
Atualizado em:26/07/2022 às 12:40

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, esteve na sede do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Pública) na segunda-feira, 25, para tratar sobre o novo concurso do município. 

Rodrigo Pinheiro, junto à Chefe de Gabinete, Alana Aline, e o Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo, foram recebidos na sede do Ibam, no Rio de Janeiro, pela Superintendente do Instituto, Cláudia Ferraz.

“Avançamos nas tratativas e mais um importante passo foi dado para a realização de um Concurso Público em Caruaru, para várias áreas. Em breve teremos mais novidades sobre o concurso”, disse o prefeito em suas redes sociais. 

Pinheiro explicou que ainda não pode falar sobre o número de vagas porque aguarda a conclusão do estudo. Porém, ele já antecipou ao portal JC que:

"Será o maior concurso de Caruaru e a área que terá maior número de vagas será da educação... com vagas para professores". O maior concurso que já foi realizado na cidade foi em 2012 e teve 600 vagas.

Caso a contratação do Ibam seja formalizada, o Instituto ficará responsável por receber as inscrições do concurso. Além de viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.

Representantes da Prefeitura de Caruaru se reúnem com Ibam para tratar de novo concurso
Representantes da Prefeitura de Caruaru se reúnem com Ibam
para tratar de novo concurso (Foto: Reprodução Instagram)

Em fevereiro, a Prefeitura de Caruaru anunciou um pacote de novos concursos com 387 vagas. Confira a distribuição: 

Secretaria de Saúde

  • 100 vagas para agente de combate às endemias;
  • 30 vagas para agente comunitário de saúde.

Secretaria de Educação e Esportes

  • 230 vagas para professores de Escola de Tempo Integral. 

Secretaria de Fazenda

  • 4 vagas para auditor fiscal. 

Secretaria de Ordem Pública

  • 23 vagas para guardas municipais. 

Ainda não se sabe se tal oferta será mantida ou ampliada. 

Aprovada criação de 300 vagas para Educação de Caruaru PE 

Em junho, a Câmara Municipal de Caruaru, em Pernambuco, aprovou o Projeto de Lei nº 943/2022, que dispõe sobre a criação de 300 vagas para preenchimento por concurso público. Tais oportunidades serão para professores da rede municipal de ensino. 

Serão 150 vagas para professor I e 150 para professor II. O concurso Caruaru PE, a ser realizado, terá como objetivo aumentar a força de trabalho para alavancar o aprendizado dos estudantes. 

O vereador Jorge Quintino (Solidariedade) celebrou a conquista. 

"É uma vitória histórica, depois de muitas lutas e negociações. Após 16 anos sem concurso para professores, agora temos 300 vagas criadas, o que será um avanço para a educação em Caruaru", comentou.

Com a aprovação do projeto de lei para criação de vagas para professores, é possível que a oferta para a Secretaria de Educação e Esportes seja ampliada. Ou ainda que o quantitativo de 300 docentes seja preenchido no decorrer do prazo de validade do concurso.

Último concurso Caruaru PE foi realizado em 2018

O último concurso para Prefeitura de Caruaru foi destinado à Guarda Municipal. O edital, divulgado em 2018, disponibilizou 50 vagas imediatas para o cargo

Para se candidatar foi preciso atender aos seguintes requisitos: ensino médio completo, idade mínima de 18 anos completos na data da posse, Carteira Nacional de Habilitação (categoria AB) e altura mínima de 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres).

A remuneração inicial, na ocasião, foi de R$1.398,99 para jornada de trabalho de 44 horas por semana. A banca organizadora do concurso foi a Upenet (Concursos da Universidade de Pernambuco).

O concurso Guarda de Caruaru PE foi composto pelas seguintes etapas: prova objetiva, avaliação de exames de saúde, exames de capacidade física e avaliação psicológica. Os classificados ainda foram submetidos a um curso de formação. 

Na prova de conhecimentos objetiva, por exemplo, os candidatos tiveram que responder a 60 questões sobre as seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa: 15 questões;
  • Matemática: 10 questões;
  • Código de trânsito brasileiro: 10 questões;
  • Informática: 10 questões;
  • Direitos e garantias fundamentais: 15 questões.
Sumário