SMS Rio abre 57 vagas para programa de residência médica

O programa de residência médica já vai iniciar em março

Autor:
Publicado em:14/02/2020 às 09:00
Atualizado em:14/02/2020 às 09:00

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS Rio) está com inscrições abertas para o programa de residência médica para o ano de 2020. Ao todo, são oferecidas 57 vagas, sendo 55 para Medicina de Família e Comunidade e duas para Medicina de Emergência.

O programa terá início no dia 30 de março de 2020. Serão três anos de duração para a área de medicina de emergência e dois anos para medicina de família e comunidade.

Os residentes terão direito a uma bolsa no valor de R$3.330,43. Os participantes do programa ainda terão direito à alimentação e alojamento durante os plantões. O edital informa que a carga horária de trabalho dos residentes será estabelecida de acordo com a legislação específica da Comissão Nacional de Residência Médica.

Para participar é exigido, apenas, a graduação em medicina. As inscrições no processo seletivo ficam abertas até o dia 18 de fevereiro, no Portal de Concursos da prefeitura.

Está sendo cobrada uma taxa de participação no valor de R$ 150. O pagamento pode ser feito até às 22h do dia 19 do mesmo mês, em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Santander, Banco Brasília, Bradesco, Itaú, Citibank, Sicredi, Bancoob, Banco Original e Banco Mercantil do Brasil.

+ Programa de residência de Maricá-RJ prorroga prazo de inscrição

Médico
Programa de residência médica oferece 57 vagas para guaduados
(Foto: Pixabay)

Candidatos do processo seletivo serão avaliados por provas objetivas

A confirmação de inscrição será publicada até o dia 3 de março. Se até esta data não for confirmado o pagamento da taxa, os candidatos deverão comparecer no dia 4 de março à Gerência de Recrutamento e Seleção da Subsecretaria de Recursos Humanos da prefeitura, com o respectivo comprovante de pagamento.

O atendimento será feito das 10h às 13h e das 14h às 16h, no endereço: Rua Afonso Cavalcanti n.º 455, Prédio Anexo, 10º andar - Ala B - Cidade Nova-RJ.

Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva, marcada para o dia 8 de março e terá duração de cinco horas. Aqueles que precisem de atendimento especial durante a prova, como dificuldade de locomoção ou necessidade de prova ampliada, devem solicitar previamente à Gerência de Recrutamento e Seleção até 48 horas antes da aplicação da prova.

A avaliação será composta por questões de: Clínica Médica (20), Cirurgia Geral (20), Obstetrícia/Ginecologia (20), Pediatria (20) e Medicina Preventiva e Social (20). Serão aprovados os que obtiverem pontuação mínima de 50 pontos e não zerarem nenhum conteúdo.

Há possibilidade de garantir pontuação extra, de até 10%, ser somada à pontuação obtida na prova objetiva do concurso. Para isso, o candidato deve ter participado e cumprido integralmente o PROVAB a partir de 2012, ou ingressado nos programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade a partir de 2015, e concluído o programa.

Sumário