Provas do concurso PCDF suspensas. E agora, o que muda?

Com as suspensões das provas do concurso PCDF, qual será o futuro do concurso? Confira uma análise da Folha Dirigida.

Autor:
Publicado em:15/09/2020 às 07:12
Atualizado em:15/09/2020 às 07:12

O que o adiamento do concurso PCDF pode dizer sobre concursos 2020?


Primeiramente é válido comentar aqui que essa foi apenas uma suspensão da aplicação das provas, que já estavam marcadas para acontecer. O edital do concurso de agente trouxe previsão de 18 de outubro e, em seguida, as provas de escrivão foram remarcadas para um dia antes, 17 do mesmo mês.

Esse adiamento reforça que 2020 é um ano atípico até mesmo no mundo dos concursos públicos. E que os órgãos públicos, mediante todas as responsabilidades sociais que exercem, não podem negligenciar a situação do país.
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


É importante lembrar, por exemplo, que de março a junho, diversas provas de concurso foram adiadas sem previsão de retomada. E apenas após julho é que os primeiros exames começaram a ser remarcados.
 


Todos sabem da situação emergencial que o país e o mundo vêm passando em função da pandemia do novo Coronavírus. A Polícia Civil do DF responde com esse adiamento que todo cuidado é pouco. Nesse caso, esperar mais um mês ou dois pode fazer a diferença e salvar vidas.

Além disso, mais do que a prorrogação de uma data, esse adiamento responde a uma pergunta que todos se faziam sobre precaução e empatia. Afinal, são dois concursos grandes que devem somar mais de 100 mil pessoas participando. É preservar a sua vida e a do outro, pelo menos por ora.
 


A própria corporação, em nota divulgada nesta segunda-feira, 14, pontuou:
 

"...levando-se em consideração que a curva epidemiológica do vírus Covid-19 ainda demanda cuidados no Distrito Federal, torna pública a suspensão da aplicação das provas objetivas e da prova discursiva."

 

(Foto: Divulgação)
PC DF suspende provas e aguarda situação na saúde para retomada
(Foto: Divulgação)


Concurso PCDF ainda pode ser realizado em 2020?


Essa é a pergunta da "galinha dos ovos de ouro". E é possível que nem mesmo a própria Polícia Civil do DF tenha a resposta. Mas, sim, é possível que os exames aconteçam ainda em 2020.

O que a corporação fará no momento é agilizar os trâmites internos e deixar tudo pronto para quando a retomada puder ser anunciada.

Além disso, a PC DF e o Cebraspe, banca organizadora, certamente estarão em contato acompanhando o andamento dessa curva para, assim que possível, se reunirem e decidirem por uma nova data.

É importante lembrar, ainda, que algumas provas já estão sendo realizadas. Por exemplo, nos dois últimos finais de semana, a Aeronáutica e a Marinha aplicaram as provas da EAGS, Efomm e EEAr.

A corporação deve apenas aguardar uma regularidade nos casos para ter ainda mais segurança e garantia de todos os cuidados para receber pessoas de fora. Mas, também não é descartado um possível exame no início de 2021, tendo em vista que o mês entrará na sua segunda quinzena em breve.
 


Concurso PCDF pode ser cancelado?


Essa é uma pergunta extremamente importante e que precisa ser respondida. No desespero e com a ausência de notícias verídicas, você pode ficar confuso com o futuro dos dois concursos.

Mas, a Folha Dirigida deixa aqui descartada a possibilidade de cancelamento. Esse adiamento das provas não tem nada a ver com problemas internos, jurídicos ou burocráticos do concurso.

Além disso, as provas estavam sendo organizadas para acontecer, o edital já foi publicado e tudo está esquematizado. Não há motivos para cancelamento.

É importante que os candidatos não confundam a palavra suspensão com cancelamento. Tudo que é suspenso tem caráter temporário, e precisa apenas de um aval para ser retomado.

Já o que é cancelado não tem volta e somente pode ser refeito em outra oportunidade.
 


Neste caso, a PC DF se encaixa no primeiro caso. Assim que a situação emergencial da saúde pública no DF se estabilizar será remarcada uma data para as duas provas.

Fora que a corporação sofre com um grande déficit de pessoal. Cancelar o concurso seria atrasar ainda mais as chances de contar com reforço de pessoal em breve, precisando refazer todo os trâmites formais até a liberação do edital.
 

Provas do concurso PCDF permanecerão em dias seguidos?


Essa pergunta é impossível de ser respondida com precisão e firmeza. É uma decisão que depende única e exclusivamente da banca e da corporação.

Além disso, eles deverão levar em consideração uma série de fatores e de logística quando forem decidir sobre calendário. Para alguns, essa decisão de provas em dias seguidos é favorável. Para outros, nem tanto.
 


O importante é continuar estudando. Os editais já estão disponíveis e o conteúdo programático é longo, tanto em agente quanto em escrivão.

Confira abaixo o que vai cair em cada prova, que contará com 120 questões no modelo Certo ou Errado, tradicional da banca:
 

Escrivão de polícia

Conhecimentos Básicos - 50 questões

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal
  • Atualidades (somente para a Prova Discursiva)

Conhecimentos específicos - 70 questões

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direitos Humanos
  • Informática
  • Matemática e raciocínio lógico

Agente de polícia

Conhecimentos Básicos - 50 questões

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal
  • Legislação
  • Matemática e Raciocínio Lógico
  • Atualidades (somente para a Prova Discursiva)

Conhecimentos específicos - 70 questões

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direitos Humanos
  • Informática
  • Estatística
  • Contabilidade

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Sumário