- Início
- Notícias de Concursos
- Mudanças de carreira: existe um momento certo?
Mudanças de carreira: existe um momento certo?
A diretora de recursos humanos da Randstad, Maria Luiza Nascimento, fala sobre os profissionais que almejam mudar de carreira
Muitas pessoas, mesmo as bem sucedidas, podem não estar motivadas com os rumos de suas carreiras. Nem sempre o sucesso está associado à realização pessoal. E, por isso, ao fazer essa reflexão, podem decidir partir para um novo rumo, seja empreendendo ou mudando de área.
O caminho não é fácil. Para mudar algo que já estabilizado é preciso ter cautela e coragem. Há novas profissões que vem despertando o interesse dos profissionais saturados. Trata-se de uma nova oportunidade, ou outro viés para a carreira. Jornalista por formação, Adriano Bertin, da Inbenta - plataforma especializada em atendimento online -, resolveu investir em uma das consideradas profissões do futuro: linguista, que atua como treinador de robôs.
Há também os que, após atuar na mesma área por muitos anos, quer mudar drasticamente. É o caso de Mateus Pestana, que trabalhou por mais de 15 anos como executivo em multinacionais e resolveu partir para o empreendedorismo, fundando a SenseData, a primeira plataforma de Customer Success da América Latina. Hoje, Mateus é considerado um dos 100 maiores estrategistas de Customer Success no mundo.
Já Armelle Champetier é uma francesa que está morando no Brasil para liderar a startup Yogist no país (a empresa também da França). No entanto, o yoga não faz parte da formação da executiva, que veio do mundo de finanças.
Felipe Buranello e Eduardo Pirré se conheceram numa franqueadora no ramo de construção civil. Tornaram-se amigos e perceberam que tinham uma dor em comum: encontrar uma boa profissional de faxina. A partir deste problema, desenvolveram, em 2012, a Maria Brasileira, considerada a maior rede de limpeza residencial da América Latina.

(Foto: Pixabay)
De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Randstad, Maria Luiza Nascimento, um dos motivos que faz uma pessoa mudar de área profissional é a busca pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal, quando acreditam que a carreira está estagnada.
Para a especialista, as novas gerações têm mais capacidade de mudanças.
"Acredito que, dentre as gerações que temos hoje, as mais declinadas à mudanças são as gerações do Milênio (25 a 34 anos) e X (35 a 54 anos). São faixas de idades que já têm uma vasta experiência e que podem analisar se é viável uma mudança. Já a geração Z (18 a 24 anos) está chegando agora, e, ainda conhecendo o mercado. E a geração dos Boomers (55 a 64), provavelmente, já estão consolidados na área em que trabalham, além de terem um perfil mais conservador e ligado a uma construção de carreira sólida", afirma.
Maria Luiza Nascimento comenta sobre o período certo para se fazer uma mudança desta magnitude:
"O ideal é se preparar para essa transição e acompanhar o mercado para identificar o melhor momento. A preparação deve envolver questões financeiras e estruturais para não haver surpresas negativas no meio do caminho ou após a mudança."
Para finalizar, a profissional explica que a pessoa que quer mudar de carreira deve fazer uma reserva financeira, caso o projeto não dê certo.
"Mudar pode não ser fácil, e podem surgir incertezas. Para que isso não influencie na decisão, é importante que o profissional faça uma reserva financeira para evitar problemas. Entenda o mercado de trabalho e a área em que deseja atuar, estude sobre a função que deseja desempenhar e converse com pessoas que já tenham mudado de carreira", orienta.
Notícias mais lidas





