Exclusivo! ANM envia pedido para concurso com 1.072 vagas

A Agência Nacional de Mineração solicitou ao MGI um novo concurso ANM, com 1.072 vagas. O pedido já foi enivado à pasta. Veja os cargos solicitados!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:13/05/2024 às 09:51
Atualizado em:13/05/2024 às 10:25

A Agência Nacional de Mineração confirmou que foi enviado um novo pedido de concurso ANM. Dessa vez, a autarquia solicita aval para o preenchimento de 1.072 vagas efetivas.


Folha Dirigida por Qconcursos obteve a informação, com exclusividade, e a ANM confirma que a solicitação já foi encaminhada ao Ministério da Gestão e Inovação.


As 1.072 vagas solicitadas pela ANM estão divididas pelos cargos de:

  • especialista em recursos minerais: 589 vagas;
  • analista administrativo: 123 vagas;
  • técnico em atividades de mineração: 225 vagas;
  • técnico administrativo: 135 vagas.

De acordo com a ANM, ainda não há previsão de publicação do edital, já que antes o MGI precisa autorizar a seleção.


Assim como a ANM, todos os órgãos federais têm até o dia 31 de maio para enviar seus pedidos de concurso ao Ministério da Gestão e Inovação.


As demandas enviadas este ano podem ser autorizadas a qualquer momento.


Vale destacar que os pedidos protocolados este ano terão provimentos em 2025, em caso de autorização. No entanto, o edital pode sair este ano, se houver tempo hábil.


O prazo legal para o edital ser publicado é de seis meses, contado a partir da autorização do MGI.

ANM confirma mais de 1,3 mil cargos vagos

Mesmo que o MGI autorize o atual pedido da ANM para novo concurso, ainda sim a oferta imediata não suprirá toda a necessidade da agência.


Segundo a ANM, atualmente há 1.338 cargos vagos em seu quadro de pessoal.


No entanto, o que pode favorecer a agência é a chamada de excedentes. Por lei, o órgão pode solicitar uma chamada adicional de aprovados de até 25% além das vagas imediatas.


Dessa forma, a Agência Nacional de Mineração poderia solicitar mais 268 aprovados, utilizando o cadastro de reserva.


Com as 1.072 vagas imediadas e mais 268 excedentes do cadastro de reserva, a ANM teria cerca de 1.340 convocados e poderia preencher todos os seus cargos vagos.


QC on Fire! Ilimitada Vitalícia + Mentoria por tempo limitado. Acesse!

Agência Nacional de Mineração solicita aval para realizar um novo concurso ANM

(Foto: Governo Federal)


Recentemente, em ofício encaminhado à Fazenda, a ANM citou a necessidade de fortalecer sua estrutura, reforçando o status do quantitativo de servidores, que está em regressão desde 2010.


A ANM revelou que a falta de concurso para repor servidores tem agravado o quantitativo de vacâncias.


A autarquia chegou a estipular que seriam necessárias, pelo menos, 300 vagas para amenizar a carência atual.


No último pedido enviado pela autarquia, a ANM solicitou concurso para o provimento de 1.003 vagas para os mesmos cargos.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!


Veja a carência atualizada da ANM:


Em 2023, vários concursos para o cargo de especialista foram autorizados para agências reguladoras. A ANM, no entanto, não foi contemplada com autorização.


Entretanto, o Governo Federal autorizou a convocação de candidatos excedentes do último concurso, realizado em 2021.


Nesta última convocação, forma contemplados aprovados lotados nas cidades de Belo Horizonte MG, Belém PA, São Paulo SP, Brasília DF e Salvador BA.

Veja como foi o último concurso ANM

Realizado em 2021, o último concurso da ANM teve o Cebraspe como organizador e a oferta de 40 vagas para especialista em recursos minerais.


Para ingressar na carreira, o candidato deveria possuir nível superior em algumas das seguintes áreas: Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal.


Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Ética no Serviço Público; e
  • Tópicos de conhecimentos específicos.

O salário inicial do aprovado era de R$12.400,27.

Conheça o perfil das bancas e saia na frente nos concursos! Folha Dirigida por Qconcursos disponibiliza o e-book "Perfil das Banca Organizadoras". Baixe gratuitamente e confira as características da FGVCesgranrioFCCCebraspe e Instituto AOCP.

Sumário