Concurso SEE MG: governo irá nomear mais 2.030 aprovados

Governo de Minas Gerais anuncia a nomeação de mais 2 mil aprovados no concurso SEE MG 2017 para professores e especialistas. Confira!

Autor:
Publicado em:07/06/2022 às 16:40
Atualizado em:07/06/2022 às 16:40

O Governo de Minas Gerais irá nomear 2.030 aprovados no último concurso para Secretaria de Educação (SEE MG), aberto em 2017. A primeiração nomeação será publicada na quinta-feira, 9 de junho, e contemplará 1.030 cargos, sendo 1.009 de Professores de Educação Básica (PEB) e 21 de Especialistas de Educação Básica (EEB).

Em julho, serão nomeados outros mil professores aprovados no concurso SEE MG. Os profissionais serão distribuídos entre os 92 municípios mineiros, de 31 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). 

Com o novo cronograma anunciado, o Governo de Minas totaliza cerca de 10 mil servidores aprovados em concurso público da Educação nomeados para atuar na rede estadual de ensino, desde o início desta gestão.

"Esta é uma antiga e justa reivindicação dos professores, que foram aprovados em concurso público ainda em 2017. Esses profissionais vão contribuir muito para o aprendizado dos alunos. Já melhoramos a merenda, colocamos em curso o Mãos à Obra, programa que destina mais de R$382 milhões para obras em mais de 1,3 mil escolas, estamos construindo quadras poliesportivas. Queremos uma educação com cada vez mais qualidade”, disse o governador Romeu Zema. 

A primeira chamada ocorreu em agosto de 2019, quando mil candidatos foram convocados para posse. Ainda no mesmo ano, em outubro, outros dois lotes de chamamento dos aprovados em concurso foram feitos. Em março de 2020, foi publicada uma nova listagem.

Professores da Secretaria de Educação de Minas Gerais
SEE MG terá novos professores e profissionais da Educação
nomeados (Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)

Pelas implicações causadas pela pandemia do Coronavírus, as nomeações voltaram a ser realizadas em janeiro de 2021. O cronograma foi, então, retomado após a melhoria dos indicadores epidemiológicos, com a publicação do sexto lote em setembro, do sétimo em outubro, e do oitavo em novembro de 2021. 

Agora, em 2022, mais de 2 mil profissionais serão nomeados do concurso de edital de 2017, que teve a vigência prorrogada até 12 de abril de 2024.

Último concurso SEE MG teve mais de 16 mil vagas

Publicado em 2017, o edital do último concurso SEE MG trouxe a oferta de 16.700 vagas.

Tais oportunidades foram distribuídas entre cargos para professores de Educação Básica e especialistas em Educação Básica (orientação educacional/supervisão pedagógica).

A seleção totalizou mais de 130 mil inscritos somente para a carreira docente. Para especialistas, por sua vez, foram 47 mil concorrentes. O salário, na época, era de R$2.135,64 para jornada de trabalho de 24 horas semanais. 

Os concorrentes foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões. Foram dez perguntas de Português, dez de Matemática, dez de Conhecimentos Didático-pedagógicos e 30 de Conhecimentos Específicos.

Em 2021, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) cobrou uma agenda de nomeações de aprovados no concurso. Uma vez que o número de contratados temporários na Secretaria de Educação ainda é alto. 

De acordo com a parlamentar, a folha de pagamento da Secretaria de Estado de Educação de junho de 2021 contava com 113.039 contratos temporários e 91.264 efetivos na área.

“O governo tem tornado regra uma situação que deveria ser excepcional, que á a contratação temporária. A regra para o ingresso no serviço público deve ser o concurso”, afirmou.

Sumário