Concurso Riotur: Conselho evidencia necessidade de novo edital

Conselho de Administração da Riotur expõe a necessidade de reposição dos funcionários e abertura de concurso público. Confira!

Autor:
Publicado em:23/02/2023 às 09:59
Atualizado em:23/02/2023 às 09:59

A realização de um novo concurso para a Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) foi abordada durante reunião do Conselho de Administração, no dia 15 de fevereiro. A ata do encontro foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 23. 

A conselheira Andrea Jesus Feio da Silva apresentou a necessidade de reposição dos funcionários e abertura de concurso público. A proposição ainda será analisada e não tem definição, por ora. 

Os conselheiros ainda discutiram sobre um eventual Programa de Demissão Voluntária (PDV), que é uma forma de desligamento por meio de um acordo entre o funcionário e a empresa.

O PDV apresenta um pacote de benefícios para a saída do trabalhador. Cabe ao funcionário manifestar interesse em aderir ou não ao programa. 

Segundo os conselheiros da Riotur, para realizar um PDV será preciso assegurar recursos orçamentários e financeiros para fazer frente às despesas e custos. 

Também será necessário um estudo para substituição dos funcionários, pelos riscos de perda do acervo público e falhas na comunicação interna e externa na Administração Pública. Nesse caso, um novo concurso Riotur poderá ser aberto para suprir a carência de pessoal. 

Posto de informações para turistas na cidade do Rio de Janeiro
Riotur é responsável por promover eventos de atração turística na cidade (Foto: Prefeitura do Rio)

Ainda não há informações sobre cargos, número de vagas e se o edital será publicado nos próximos meses. O assunto ainda está em discussão interna pelo Conselho. 

Em 2022, Riotur abriu vagas para profissionais temporários

À espera de concurso para efetivos, em dezembro de 2022, a Riotur abriu um processo seletivo simplificado com 32 vagas temporárias.

A oferta foi para funções de recepção nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) de Copacabana, Urca, Aeroporto Santos Dumont, Rodoviária Novo Rio e Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim.

Os requisitos para inscrição foram: idade mínima de 18 anos; nível médio completo; fluência na conversação da língua inglesa; conhecimentos básicos de informática; conhecimento básico acerca dos principais pontos turísticos e da geografia da Cidade do Rio de Janeiro.

Os candidatos foram avaliados por meio de análise curricular e requisitos mínimos. 

A Riotur é a empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, que tem como objetivo incrementar o desenvolvimento das atividades turísticas da cidade, através de estudos e programas específicos.

Além de promover eventos de atração turística e executar uma política comercial geradora de recursos. Por meio da Riotur, a cidade promove o Carnaval  e o Réveillon.

Prefeitura do Rio planeja novos concursos públicos

A Prefeitura do Rio de Janeiro estuda a realização de novos concursos para diferentes órgãos e secretarias. Para a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (ISS Rio), por exemplo, as vagas serão para fiscal de rendas e analista de planejamento e orçamento.

O requisito, em ambos os casos, é ter nível superior. Em resposta à Folha Dirigida, a pasta informou que os esforços são para que o edital seja publicado em 2023

A reportagem também teve acesso ao termo de referência dos próximos concursos da Prefeitura do Rio. Nele, consta a previsão de editais para: 

  • SMI/ SECONSERVA/ SMH/ RIOÁGUAS (no cargo de engenheiro);
  • Secretaria Municipal de Educação (nos cargos de professor, agente de apoio à Educação Especial e secretário escolar);
  • Previ Rio (nos cargos de analista de processo previdenciário, analista de sistema previdenciário, arquiteto, assessor jurídico, atuário, estatístico, técnico de Comunicação Social, agente de administração previdenciário);
  • Secretaria Municipal de Assistência Social (no cargo de assistente social).

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi contratada como banca organizadora dos concursos Rio até 2024. Ela será responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas. 

No final de 2022, a Prefeitura do Rio abriu concurso para a Controladoria Geral do Município (CGM). Estão disponíveis 41 vagas imediatas para os cargos de contador e técnico de controle interno, ambos de nível superior. Veja os detalhes aqui!

Sumário