- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Receita: aval este ano ainda é possível, diz coordenador
Concurso Receita: aval este ano ainda é possível, diz coordenador
Em reunião com o coordenador da Cotec, o Sindifisco obteve a informação de que o aval do concurso Receita ainda pode sair em 2021. Veja!
Se você faz parte do time de pessimistas, que achavam que o concurso Receita Federal não poderia acontecer em 2021, a notícia agora é muito boa. De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação (Cotec), Juliano Brito da Justa Neves, ainda é possível ter o aval este ano e realizar algumas fases da seleção.
A informação foi divulgada pelo Sindifisco Nacional. O sindicato informou que os diretores Levindo Siqueira Jorge e Leandro Pereira de Oliveira estiveram reunidos com Juliano Brito, que também é auditor-fiscal, na última sexta-feira, 13.
Segundo Juliano, após a notícia de que as previsões de aval do concurso e nomeações tinham sido adiadas, pensou que não haveria mais tempo hábil e possibilidade para a autorização este ano. No entanto, ele foi atrás de informações e viu que o caso ainda é viáve.
E não só para o aval, Juliana também diz que há tempo hábil para a realização do concurso. Entretanto, a nomeação dos candidatos continua prevista para ocorrer em 2022, com prazo máximo para o meio do ano, haja vista as eleições presidenciais.
O Sindifisco ainda noticiou que o coordenador relatou certa 'frustração pessoal' com o desfecho atual e adiamento das previsões. Segundo ele, no início do ano se dedicou ao máximo, inclusive reduzindo um prazo inicial de 450 dias para 180.

(Foto: Divulgação/Senado)
Sindifisco enfatiza esforço da Cotec para concurso Receita
Para o diretor Levindo Siqueira a situação da não autorização do concurso a tempo, com nomeação ainda neste ano, foi um fato inaceitável. Ele diz que tanto para o Sindifisco quanto para a própria administração. Ele também coloca na lista os a auditores-fiscais, principalmente aqueles das fronteiras.
Isso porque eles aguardam pelo concurso para que a remoção seja viabilizada.
Entretanto, a direção do Sindifisco reconheceu o amplo esforço da Cotec para viabilizar a realizar e fortalecer a autorização, já que estavam encarregados pelo processo e lutavam para a autorização e nomeação até 31 de dezembro deste ano.
+ Concurso Receita: secretário e Guedes discutirão aval em breve
De acordo com o Sindicato, é preciso que a Direção Nacional e a Receita atuem de forma conjunta, cada um na sua esfera, evitando que isso ocorra novamente. Além disso, fortalecendo para que o próximo concurso seja aprovado o quanto antes.
“Sabemos que cada um tem seu campo de atuação, seu alcance e seu momento oportuno de atuar. A Receita, de forma mais técnica e demonstrando a premente necessidade. O Sindifisco, de forma mais política, podendo alcançar pessoas que estão fora do alcance institucional da Receita. Por isso, a atuação em conjunto e de forma estratégica é muito importante para o êxito nesta questão”, disse Levindo.
Segundo Leandro, houve uma frustração muito grande entre os Auditores-Fiscais na fronteira.
“Temos um grupo em que eu e Levindo estamos com diversos colegas lotados nas fronteiras, e a expectativa é muito grande. Eles estão há anos lá, já que o último concurso foi em 2014. Quando eles entraram, existia uma constância de realização de concursos a cada dois anos. É importante viabilizarmos esse concurso o mais brevemente possível”, pontuou o diretor.
Seja aprovado no concurso Receita Federal!
A autorização do concurso Receita 2021 está cada vez mais iminente e você não ficar para trás nessa, né? A sua chance de ser aprovado no concurso da Receita Federal é essa!
O órgão do fisco federal deve desencantar em 2021, após anos sem um edital para efetivos. O sonhado aval da Economia para auditor e analista está evidente.
Quer ter o seu nome carimbado no Diário Oficial da União e ser um dos próximos convocados? Então antecipe-se e comece já a se preparar! Por isso, não espere o edital do concurso Receita Federal sair e venha agora mesmo para a Folha Cursos!
Aqui, você encontra:
► Questões comentadas das principais disiplinas;
► Acelerador de vídeos;;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula com professores especializados;
Comece agora mesmo a estudar e garanta uma vaga para analista ou auditor da Receita Federal!
Edital Receita Federal está previsto para setembro
Inicialmente, a intenção do órgão era de realizar o concurso o mais rápido possível para conseguir nomear ainda este ano. Entretanto, houve um adiamento dessa previsão com um atraso na autorização e nas tratativas com o governo.
Entretanto, mesmo sem tempo hábil para nomear em 2021, o concurso Receita Federal segue com edital previsto para este ano, mais precisamente em setembro.
A informação também é do Sindifisco. Segundo a categoria, o fisco trabalha com expectativa de edital em setembro e nomeações no primeiro trimestre de 2022.
Por que não é possível nomear em 2021?
Segundo o Sindifisco Nacional, a Administração da Receita Federal informou que o prazo para nomeações ainda em 2021 se esgotou em 7 de julho e que não há mais tempo hábil para cumprir essa previsão.
Segundo informado pela administração, não há mais tempo hábil para que todos os prazos e trâmites legais sejam cumpridos, visando à nomeação até o dia 31 de dezembro deste ano.
O Sindifisco explicou que o concurso envolve duas fases, sendo a segunda o curso de formação. Por esse motivo, a previsão foi adiada. Havia uma previsão de que o curso de formação fosse realizado com duração de nove dias para que a nomeação ocorresse no dia 31 de dezembro.
Mas, a demora na autorização do concurso acabou inviabilizando estes preparativos
Receita Federal espera aval para 699 vagas
O ofício que pede um novo concurso Receita Federal foi confirmado em abril e visa prover 699 vagas nas carreiras de auditor e analista, sendo:
- 230 vagas para auditor-fiscal; e
- 469 vagas para analista-tributário
O órgão do fisco federal readequou o pedido após ter solicitado mais de 3 mil vagas em 2020, sem sucesso. A demanda anterior foi para vários cargas de níveis médio e superior.
Os últimos concursos de auditor e analista da Receita Federal aconteceram em 2014 e 2012, respectivamente, sob organização da Esaf.
Notícias mais lidas





