- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Politec RO tem disponibilidade orçamentária, diz Conselho
Concurso Politec RO tem disponibilidade orçamentária, diz Conselho
De acordo com o Conselho Superior da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia há orçamento para o concurso Politec RO.
A Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia tem disponibilidade orçamentária para realizar o concurso Politec RO. A informação foi passada pelo presidente do Conselho Superior de Gestão do órgão, Domingos Sávio Oliveira da Silva, no dia 18 de junho, durante reunião do colegiado.
A ata do encontro foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 23. De acordo com o texto, as vedações para realização de concurso público não impedem o da Superintendência. Uma vez que se trata de reposição de vacâncias e que há disponibilidade decorrente das aposentadorias.
O Conselho também aprovou o projeto de Lei Complementar para criação do quadro de servidores próprios da Politec. A abertura do concurso depende da aprovação dessa lei pelo Legislativo.
Isso porque a Superintendência foi criada pelo governo de Rondônia entre 2015 e 2016, mas incorporou profissionais do antigo Departamento de Polícia Técnica, vinculado a Polícia Civil do Estado.
O texto foi enviado para análise do Sindicato dos Peritos Criminalísticos, após parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A categoria enviou apontamentos que foram apreciados para confecção da versão final do projeto de lei.

(Foto: Governo de Rondônia)
O presidente do Conselho informou que a minuta já se encontra em análise pela assessoria técnica da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) e depois será encaminhada à Casa Civil. A pasta conta com um responsável técnico e que já acompanha o processo para finalização do texto.
Foi apontada ainda a necessidade de técnicos capacitados para atuação como agentes técnico científicos (médio profissionalizante), preparados para o desenvolvimento dos trabalhos técnicos. Além de servidores administrativos (nível superior) para atuarem nos setores críticos da gestão (Gerência Administrativa e Financeira, Recursos Humanos e demais).
Esses últimos demandam mão de obra especializada, evitando a designação de servidores do operacional para funções administrativas altamente complexas. O presidente do Conselho reforçou que não se confundam os cargos a serem criados no projeto de Lei com os policiais civis cedidos.
+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!
+ Concurso Politec RO: Conselho inicia estudo de novo edital
Secretário reconhece necessidade do concurso Politec RO
Em razão da programação orçamentária, o Conselho teve que alertar instâncias superiores sobre a previsão de realização de concurso público. O colegiado realizou tratativas com o secretário de segurança e secretário adjunto quanto ao planejamento do concurso.
Ambos responderam que estão cientes da necessidade do concurso. E orientaram que a superintendência tomasse as devidas providências para viabilizar a realização do concurso Politec RO.[tag_teads]
A Superintendência ainda não revelou detalhes sobre os cargos que devem constar no quadro próprio de pessoal. A tendência é que inclua peritos criminais, técnicos de laboratórios, agentes de criminalística, datiloscopistas e técnicos de necropsia.
Também não há informações sobre salários, escolaridade e previsão de abertura do concurso Politec RO. Uma vez que dependem da aprovação do plano de cargos pela Assembleia Legislativa de Rondônia.
A Politec é um órgão da administração direta que tem como atribuição a produção da prova pericial. É responsável por gerir, planejar, coordenar, orientar, administrar, dirigir, supervisionar, controlar e avaliar a gestão e a execução da Perícia Criminal Oficial no Estado de Rondônia.
Resumo concurso Politec RO
- Órgão: Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (POlitec RO)
- Cargos: a definir
- Requisitos: não informados
- Salários: não informado
- Link para edital anterior
Último concurso para perito criminal foi realizado em 2014
O último concurso para cargos ligados a Polícia Técnico-Científica ocorreu em 2014. O edital foi publicado para Polícia Civil do Estado de Rondônia com 144 vagas para os níveis médio e superior.
No nível médio, as oportunidades foram para escrivão (70), agente de polícia (40), datiloscopista (cinco), técnico de necropsia (sete), agente de criminalística (duas) e técnico de laboratório (duas).
Enquanto para nível superior, as chances foram para delegado (dez), perito criminal (oito). As vagas de perito criminal estavam divididas entre as áreas de:
- Química;
- Ciência Contábeis;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Florestal;
- Geologia.
A jornada de trabalho era de 40 horas semanais. O salário para ensino superior chegou a R$11.213,14, enquanto para médio a R$3.332,46. A admissão dos aprovados ocorreu pelo regime estatutário, com a garantia da estabilidade empregatícia. Houve reserva para pessoas com deficiência.
Com a Funcab como banca organizadora do concurso PC RO 2014, os concorrentes aos cargos de nível médio foram submetidos a duas fases. A primeira foi uma avaliação de conhecimentos, redação e teste de capacidade física. Apenas para inscritos a escrivão houve prova prática de digitação.
A segunda fase foi composta pelo curso de formação profissional, na qual foram realizadas a investigação social e avaliação psicológica. Já para as carreiras de nível superior, a seleção foi distribuída em três etapas.
A primeira teve prova objetiva, prova discursiva, teste de aptidão física e avaliação de títulos. A segunda fase foi constituída por prova oral e terceira foi o curso de formação profissional, em que foram realizadas a investigação social e a avaliação psicológica.
Notícias mais lidas





