- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PMERJ: deputados pedem convocação de aprovados de 2014
Concurso PMERJ: deputados pedem convocação de aprovados de 2014
Deputados da Alerj foram ao STJ pedir a celeridade no processo que discute a convocação de aprovados no concurso PMERJ de 2014. Entenda!
Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Martha Rocha (PDT) e Luiz Paulo (PSD), além do procurador da Alerj, Robson Maciel, foram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedir celeridade no processo pela convocação dos aprovados no concurso PMERJ 2014.
Conforme destacado pelo portal Extra, os membros da Casa Legislativa foram ao gabinete do ministro Benedito Gonçalves explicar o imbróglio jurídico que envolve a anulação de três questões da prova, em que cerca de 444 candidatos pedem a anulação na Justiça.
Na própria sexta-feira, 23, o STJ emitiu um parecer favorável aos candidatos do concurso PMERJ 2014. A decisão foi dada pelo ministro Benedito Gonçalves e publicada oficialmente.
De acordo com membros da comissão, em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida em 2020, as questões da prova aplicada pela banca Exatus apresentaram problemas.
O grupo reforçou que cinco questões de História foram retiradas de blogs e sites da internet e, algumas delas, apresentavam problemas no gabarito.
“Duas das três questões apresentaram mais de uma resposta correta, o que fere o item 9.2.2 do edital do concurso. Além disso, está claro que a Exatus não teve profissionais especializados para elaboração das questões e isso é regra fundamental do Decreto 43.876/12”, destacou membro da comissão de aprovados.
Segundo os parlamentares que foram a Brasília DF, os candidatos vivem a agonia do impasse há uma década, sendo necessário um desfecho positivo para beneficiar os aprovados no concurso PMERJ, que desejam ingressar na carreira.
Para os deputados, o encontro foi proveitoso.
"A audiência no STJ foi proveitosa, onde foi solicitado preferência no julgamento do processo em relação aos concursados da PM de 2014", destacou o deputado Luiz Paulo.
Organizado pela banca Exatus, o concurso PMERJ 2014 ofertou 6 mil oportunidades, sendo 5.400 para candidatos do sexo masculino e 600 para candidatas do sexo feminino.
Além de cinco questões da disciplina de História, o edital de 2014 também exigiu conhecimentos em Língua Portuguesa (dez questões), Sociologia (cinco questões), Geografia (cinco questões), Legislação de Trânsito (cinco questões), Informática (cinco questões) e Direitos Humanos (cinco questões).
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Deputados pedem a convocação de aprovados no concurso PMERJ de 2014
(Foto: Agência Brasil)
Último concurso PMERJ está em andamento
Publicado em 2023, o edital do último concurso PMERJ está com as etapas em andamento.
As provas já foram aplicadas e, agora, os candidatos aguardam a divulgação do resultado da etapa discursiva, prevista para 2 de setembro, e a convocação para as seguintes fases:
- preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso;
- exame antropométrico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exame psicológico;
- exames médicos;
- exame social e toxicológico; e
- avaliação documental.
Para a terceira etapa (preenchimento do FIC, exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso), serão convocados aqueles posicionados até a:
- 2.800ª colocação, na ampla concorrência;
- 800ª para as vagas reservadas (negros e/ou indígenas); e
- 400ª para hipossuficientes.
A posse dos aprovados está prevista para 2025.
Concurso PMERJ 2023 oferece 2 mil vagas
O atual concurso PMERJ é organizado pela banca Fundação Getulio Vargas (FGV). A seleção é destinada ao provimento de 2 mil vagas para soldados.
Para ingressar na carreira, o candidadto deve preencher os seguintes requisitos:
- nível médio completo;
- idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Após a formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.
Notícias mais lidas





