- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Petrobras: 5 motivos para acreditar no edital em 2025
Concurso Petrobras: 5 motivos para acreditar no edital em 2025
Por que acreditar que um novo concurso Petrobras terá edital publicado em 2025? Veja 5 motivos e comece já a sua preparação!
Um dos editais mais esperados deste ano é, sem dúvida, o do concurso Petrobras, que promete atrair uma grande quantidade de interessados. No entanto, até o momento, nenhum anúncio oficial foi realizado.
A Petrobras, tradicionalmente, não divulga muitas informações antecipadas sobre seus próximos editais enquanto eles ainda estão em fase de preparação. Em muitos casos, a empresa só comunica novidades pouco antes da publicação oficial.
Se você está ansioso e precisa de motivação para começar a se preparar (mesmo sabendo que a antecipação é essencial), preparamos esta matéria para convencê-lo.
Confira abaixo X motivos para acreditar que um novo concurso Petrobras será realizado em 2025!
1) Banca organizadora está definida
Um dos principais indícios de que o novo concurso da Petrobras está próximo é o fato de a banca organizadora já estar contratada, o que agiliza as etapas pré-edital e facilita o anúncio oficial.
A contratação da banca organizadora é, geralmente, uma etapa burocrática que muitas vezes representa um entrave para a realização do concurso.
No caso do concurso Petrobras, já existe um contrato firmado com a Fundação Cesgranrio.
Em setembro, a equipe do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso a um documento publicado na área de Contratos, onde a Petrobras confirma a escolha da Fundação Cesgranrio como responsável pelos "serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos".
De acordo com o documento, o contrato está em vigor desde 9 de julho de 2024 e será válido até julho de 2028. Isso sugere que os editais divulgados nesse período deverão ser organizados pela Cesgranrio.
O que disse a Petrobras?
O Qconcursos Folha Dirigida entrou em contato com a Petrobras para obter esclarecimentos sobre a contratação da Fundação Cesgranrio.
Na ocasião, a empresa informou apenas que realiza avaliações regulares sobre a composição de seu quadro de funcionários e a necessidade de novos ingressos, que são realizados por meio de concursos públicos.
No entanto, a estatal não confirmou se há estudos em andamento para uma nova seleção, nem explicou os detalhes da contratação da Cesgranrio. Confira a nota enviada pela Petrobras:
"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. Nesse momento, não existe previsão de realização de novo PSP", disse a empresa.
Embora a empresa não tenha fornecido detalhes, o fato de a Fundação Cesgranrio já ter um contrato assinado é um forte indicativo de que o novo edital pode estar próximo.
2) Editais regulares
A Petrobras geralmente não permanece por longos períodos sem realizar concursos públicos. Em 2024, não houve publicação de edital, embora o concurso Petrobras 2023.2, atualmente em vigência, tenha sido realizado ao longo do ano. No entanto, o edital dessa seleção foi divulgado em dezembro de 2023.
A estatal tem mantido uma sequência consistente de editais regulares, sempre com um número expressivo de vagas, especialmente para cargos técnicos.
Na última seleção válida, o edital da Petrobras ofereceu um total de 6.412 vagas, sendo 916 imediatas e 5.496 para formação de cadastro de reserva, todas destinadas ao cargo de profissional de nível técnico júnior.
3) Qconcursos Folha Dirigida apurou!
Mesmo a Petrobras não confirmando oficialmente os preparativos para um novo concurso, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida apurou que há estudos em andamento para viabilizar uma nova seleção, o que justifica a contratação da Fundação Cesgranrio como banca organizadora.
Em caráter exclusivo, uma fonte ligada à empresa assegurou que o novo concurso Petrobras já está em fase de planejamento, embora ainda não haja previsão para o anúncio oficial.
Logo após a divulgação do contrato com a Cesgranrio, a mesma fonte afirmou que as chances de abertura do concurso em 2024 eram mínimas. No entanto, a expectativa é que os preparativos avancem ao longo de 2025, tornando o lançamento do edital mais provável para este período.
+ Concurso Petrobras: veja como foram últimos editais da Cesgranrio
4) Mesmo período do último contrato
Esta não é a primeira vez que a Fundação Cesgranrio será responsável por organizar os concursos da Petrobras.
O fato de o edital não ter sido publicado em 2024, ano em que o contrato foi firmado, segue um padrão observado na última parceria entre a estatal e a organizadora.
No contrato anterior, válido de 2016 a 2021, foram realizados três concursos Petrobras: dois em 2017 e um em 2018.
Na ocasião, o contrato foi assinado em 2016, mas o primeiro edital só foi divulgado no ano seguinte, em 2017. Esse cenário pode se repetir no período de 2024 a 2025, indicando que o novo concurso pode estar próximo de ser anunciado.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
Com banca definida, novo concurso Petrobras pode sair a qualquer momento
(Foto: Governo Federal)
5) Não há concurso Petrobras válido para nível superior
Publicado em dezembro de 2021 e executado ao longo de 2022, o último concurso Petrobras voltado para cargos de nível superior já teve sua validade expirada. Com isso, a empresa está impossibilitada de realizar novas convocações até que um novo edital seja publicado.
Na ocasião, a seleção ofereceu 4.537 vagas, das quais 757 foram imediatas e 3.780 destinadas ao cadastro de reserva.
As oportunidades foram voltadas ao cargo de profissional júnior de nível superior, contemplando diversas especialidades, entre elas:
- Administração;
- Análise - Comércio e Suprimento;
- Análise - Transporte Marítimo;
- Analista de Sistemas - Engenharia de Software;
- Analista de Sistemas - Infraestrutura;
- Analista de Sistemas - Processos de Negócio;
- Ciência de Dados;
- Economia;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Equipamentos - Elétrica;
- Engenharia de Equipamentos - Eletrônica;
- Engenharia de Equipamentos - Inspeção;
- Engenharia de Equipamentos - Mecânica;
- Engenharia de Equipamentos - Terminais e Dutos;
- Engenharia de Petróleo;
- Engenharia de Processamento;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia de Segurança de Processo;
- Engenharia de Segurança do Trabalho;
- Engenharia Naval;
- Geofísica - Física;
- Geofísica - Geologia; e
- Geologia.
Os aprovados foram contratados pelo regime celetista, com ganhos iniciais de R$6.937,43 e uma remuneração mínima garantida de R$11.716,82.
Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.
Petrobras oferece série de benefícios aos funcionários
Além do salário inicial bem atrativo, aa Petrobras oferece aos funcionários uma série de benefícios atrativos, incluindo:
- Previdência complementar (opcional): possibilita maior segurança financeira no futuro.
- Plano de saúde abrangente: inclui cobertura médica, hospitalar, odontológica, psicológica e benefício-farmácia.
- Benefícios educacionais para dependentes: suporte educacional para os dependentes dos empregados.
- Folga para acompanhamento médico de dependentes: os funcionários em regime administrativo têm direito a quatro dias de folga anuais para acompanhar dependentes em consultas médicas.
- Remuneração variável: contempla participação nos lucros e resultados (PLR).
- Plano de carreira: oferece oportunidades de crescimento profissional, permitindo progressão em áreas técnicas e possibilidade de alcançar cargos de liderança, como supervisor, gerente ou consultor.
Durante uma coletiva de imprensa, o gerente da Petrobras destacou que funcionários em regime administrativo (aqueles que não estão lotados em refinarias, por exemplo) podem trabalhar no modelo híbrido, com dois dias presenciais e três dias remotos.
Ao ser questionado sobre a abertura de novos concursos, Danilo Garbazza afirmou que, até o momento, não há aprovação para novos editais.
No vídeo abaixo, confira entrevista na íntegra com o gerente de Recrutamento e Seleção da Petrobras:
Notícias mais lidas





