Concurso PC ES: banca é contratada para edital de delegado

Contrato com o Cebraspe é assinado para a organização e realização do concurso PC ES de delegado. Edital está iminente para sair!

Autor:
Publicado em:10/05/2022 às 09:16
Atualizado em:10/05/2022 às 09:16

A Polícia Civil e o Cebraspe já assinaram contrato para a realização do concurso PC ES de delegado, que está com preparativos bem avançados. Após este avanço, o edital fica iminente e pode ser divulgado a qualquer momento.

A confirmação veio nesta terça-feira, 10, com a publicação do extrato do contrato no Diário Oficial do Espírito Santo.

O documento confirma que o vínculo será de 24 meses, a contar da data de assinatura, podendo ser prorrogado. Ele está assinado pelo delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Após uma longa espera por um aval da PGE, o nome da banca finalmente foi revelado na última semana. O Cebraspe foi definido por meio de dispensa de licitação

Vale lembrar que a banca já estava definida desde o fim de 2021, mas aguardava o aval da PGE. O prazo, inclusive, era para que o edital saísse até o final daquele ano, mas atrasou.

Policial civil de costas
Concurso da PC ES tem edital iminente para vagas de delegados
(Foto: Divulgação)

Oferta de vagas do concurso PC ES está confirmada

O edital do próximo concurso PC ES está confirmado e contará com oferta de vagas para delegado de polícia. O aval dado pelo governador foi para o preenchimento de 40 vagas efetivas e imediatas, mas podendo ainda ser formado um cadastro de reserva.

Para concorrer no concurso da Polícia Civil ES de delgado será preciso ter o nível superior em Direito. Também serão exigidos três anos de prática forense ou três anos de atividade policial.

O subsídio inicial do delegado da Polícia Civil do Espírito Santo é de R$10.058,56.

Sobre o último concurso PC ES

O último concurso PC ES de delegado foi publicado em março de 2019. O edital anterior contou com 33 vagas imediatas, sendo todas divulgadas no edital.

Os candidatos foram avaliados por várias etapas, sendo realizadas no município de Vitória, capital do Espírito Santo. A primeira fase contou com 120 questões de múltipla escolha, sendo distribuídas por:

  • Direito Penal - 25 questões
  • Direito Processual Penal - 25 questões
  • Direito Administrativo - 20 questões
  • Criminologia - 15 questões
  • Direito Constitucional - 15 questões
  • Direitos Humanos - 05 questões
  • Direito Civil - 05 questões
  • Medicina Legal Judiciária - 05 questões
  • Legislação Estadual - 05 questões

As demais etapas do concurso de delegado não foram realizadas, pois o concurso teve que ser paralisado por decisão judicial.

As demais fases seriam compostas por exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos, comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial, sindicância de vida pregressa e, por fim, um curso de formação profissional.

Sumário