Concurso MPU tem 127 provimentos previstos para 2021. Entenda!

Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2021 prevê 127 provimentos de aprovados nos concursos MPU. Confira todos os detalhes!

Autor:
Publicado em:01/09/2020 às 13:00
Atualizado em:01/09/2020 às 13:00

O Ministério Público da União tem 127 provimentos previstos para 2021. O quantitativo consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do próximo ano. Caso essa previsão seja concretizada, os concursos MPU devem ter novas nomeações.

O PLOA 2021 tem estimativa de provimentos para três ramos, sendo eles:

Ramo do MPU Nº de provimentos
Ministério Público Federal (cargos vagos) 97
Ministério Público Militar (cargos vagos) 15
Ministério Público do Trabalho (cargos vagos) 15
Total 127

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que também é um ramo do MPU, não tem provimentos no Projeto Orçamentário para 2021.

No geral, o Ministério Público da União registra déficit de 1.965 servidores. Desse quantitativo, 1.759 são para o MPF, 130 para o MPT, 52 para o MPDFT e 24 para o MPM. 

Diante disso, os provimentos previstos no Orçamento não suprem a carência total de servidores do órgão. Vale destacar que o PLOA 2021 é apenas uma previsão para provimento de vagas e não de uma autorização. 

O texto que prevê as receitas e despesas anuais da União ainda precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Assim, é possível que alterações sejam feitas no projeto.

Sede do Ministério Público Federal, em Brasília
Concurso MPU pode ter novas nomeações em 2021 (Foto: Bruna Somma)​​​​​

O texto, enviado para análise no Congresso Nacional, não informa para quais cargos serão os provimentos. O MPU tem concurso com validade suspensa para técnicos de administração (nível médio) e analista em Direito (nível superior). Esse edital foi publicado em 2018.

Como não tem outras seleções em validade, em caso de estimativa para demais cargos, o MPU deverá abrir um novo concurso público. O órgão, inclusive, tentou reserva orçamentária para selecionar técnicos de segurança e transporte. Pauta que não foi atendida pelo Conselho Superior.

+ Quer ser aprovado no concurso MPU 2020? Saiba como!
+ À espera de concurso, MPU tem 90 cargos vagos de técnico de segurança

Novo concurso MPU foi retirado do Orçamento 2021

A proposta de Orçamento do MPU para 2021, inicialmente, previa a reserva de R$15 milhões para realização de concurso com 50 vagas para técnico de segurança e transporte. Porém, o relator do processo, José Adonis, solicitou a exclusão desse item.

O texto, aprovado pelo Conselho Superior em 31 de julho, seguiu o voto do relator e retirou a previsão para o concurso MPU do Orçamento. O valor foi transferido para pagamento de gratificação de ofício de procuradores da República.

O diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), Adriel Gael, disse à Folha Dirigida que a entidade busca soluções para que o orçamento do concurso retorne para essa finalidade.

Segundo Gael, pela Lei, o Conselho Superior só pode interferir em questões relacionadas a carreira de membros e não da área de apoio.

"O Sindicato pretende indagar a Administração sobre a retirada dos R$15 milhões para realização do concurso e solicitar um esclarecimento. Em caso negativo, a gente pretende judicializar essa questão. Judicializar, às vezes, resolve as questões", apontou.

Questionado pela reportagem sobre a retirada da verba do concurso do Orçamento de 2021, a Assessoria de Imprensa do órgão disse, em nota, que “atualizações acerca de concurso serão divulgadas em canais de comunicação no momento oportuno”.

Se o MPU não conseguir o orçamento para realizar o concurso, esse assunto deve voltar a pauta no segundo semestre de 2021, com a elaboração da nova proposta de orçamento.

Resumo novo concurso MPU

  • Órgão: Ministério Público da União 
  • Vagas: 50
  • Cargos: técnico de segurança institucional e transporte 
  • Requisitos: nível médio e CNH
  • Banca: a definir 
  • Link para editais anterior

Órgão confirmou preparativos de novo concurso para 2020

Em nota enviada à Folha Dirigida, o MPU chegou a confirmar a intenção em realizar novo concurso em 2020. Os preparativos foram iniciados no início do ano. O objetivo era suprir a carência de servidores que aumentou, principalmente, após a Reforma da Previdência.

Com a chegada da pandemia, o órgão teve que redirecionar os esforços para o combate à pandemia. Mesmo assim, o Ministério Público da União afirmou que o concurso continuava como um propósito da gestão.

Em julho, começou a circular pela internet que, além do técnico de segurança e transporte, outros três cargos seriam cotados para o novo concurso MPU: analista de Gestão Pública, analista em Clínica Médica e analista em História.

A reportagem checou a informação junto à Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR). O órgão, no entanto, não confirmou quais carreiras estariam cotadas para o próximo edital.

O apontamento na internet para os quatro cargos surgiu a partir da portaria nº 83 , de setembro de 2019, e pela portaria nº 33,  de fevereiro de 2020, publicadas pelo Ministério Público da União.

Tais portarias fixam as atribuições básicas e as exigências para os cargos de técnico e analista do MPU. Algumas carreiras entraram em processo de extinção e tiveram novas nomenclaturas, como exposto na tabela abaixo:

Cargo em extinção Nova nomenclatura
Técnico do MPU/Saúde/Laboratório Técnico do MPU/Administração
Técnico do MPU/Saúde/Saúde
Analista do MPU/Apoio Técnico Administrativo/Educação Analista do MPU/Gestão Pública
Analista do MPU/Planejamento e Orçamento
Analista do MPU/Finanças e Controle
Analista do MPU/Medicina/Dermatologia Analista do MPU/Clínica Médica
Analista do MPU/Medicina/Endocrinologia
Analista do MPU/Medicina/Fisiatria
Analista do MPU/Medicina/Otorrinolaringologia

A portaria ainda criou o cargo de analista do MPU/História. Por esse motivo, é possível que ele seja incluído no novo edital do concurso público. Além das demais carreiras com as novas nomenclaturas, desde que existam vacâncias no quadro de pessoal.

Notícias mais lidas


Últimas notícias

Sumário