- Início
- Notícias de Concursos
- Após autorização do concurso MEC, ministro fala sobre novo edital
Após autorização do concurso MEC, ministro fala sobre novo edital
Ministro da Educação, Camilo Santo, informa que edital do concurso MEC, autorizado com 220 vagas, será publicado no segundo semestre; veja!
Um novo concurso para o Ministério da Educação (MEC) foi autorizado na última sexta-feira, 16, com 220 vagas para técnico em assuntos educacionais.
O titular da pasta, Camilo Santana, informou que o edital será publicado no segundo semestre.
"Estamos preparando um novo concurso no semestre que vem. Nós autorizamos na semana passada concurso para o MEC, aliás, há anos o MEC não tinha um concurso público. Teremos vagas também para FNDE, Inep, para o Capes. Todos os concursos públicos do Governo Federal", afirmou o ministro da Educação, na última segunda, 19, em visita ao Ceará.
Ao todo, 4.436 vagas foram autorizadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o aval foi para 100 vagas de especialista em financiamento.
Já para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram autorizadas 50 oportunidades para pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais.
No caso da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foram 50 vagas para analista em ciência e tecnologia.
Todos os órgãos contemplados têm o prazo de seis meses para publicar os editais. Isto é, até o mês de dezembro.
O intervalo entre edital e provas foi reduzido de quatro para dois meses. A intenção do Governo Federal é ter editais e provas dos concursos ainda em 2023.
Ministério da Educação tem novo concurso autorizado com 220 vagas
(Foto: Divulgação MEC)
No caso do concurso MEC, as vagas autorizadas são apenas para técnico em assuntos educacionais. O cargo é destinado a quem tem o nível superior completo.
O aval para o concurso já vinha sendo aguardado desde a primeira leva de autorizações. Há anos, o Ministério da Educação tenta realizar concurso público, porém, não obtinha sucesso junto as últimas gestões do governo.
Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!
Último concurso para o MEC ocorreu há 14 anos
O último concurso MEC foi realizado em 2009. Na época, foram disponibilizadas 265 vagas para o cargo de agente administrativo, sendo 14 reservadas a portadores de necessidades especiais.
A exigência para se candidatar era ter o ensino médio completo. As remunerações eram de R$1.901,47 para carga horária de 40 horas semanais. Todos os aprovados foram lotados em Brasília-DF.
Os candidatos foram avaliados por prova objetiva composta por 120 itens para julgamento como "certo" ou "errado". A banca organizadora foi o Cebraspe.
- Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!
Notícias mais lidas





