- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Magé RJ: prefeitura ainda não concluiu estudo para edital
Concurso Magé RJ: prefeitura ainda não concluiu estudo para edital
Previsto para terminar em agosto e depois outubro, o estudo para o próximo concurso Magé RJ segue agora sem data para ser concluído.
Quem aguarda um novo concurso Magé, no Estado do Rio de Janeiro, pode ter que esperar 2021 para saber sobre as vagas e cargos a serem oferecidos. O estudo que está em andamento, por parte da prefeitura, ainda não foi concluído e nem possui uma data para isso.
Em julho, a prefeitura afirmou que esperava concluir esta etapa até o início de agosto. Já em setembro, em resposta à Folha Dirigida, o município disse que o levantamento ainda não estava pronto e que seria concluído em uma nova data:
"A previsão é de mais um mês para a conclusão".
Já nesta semana, a prefeitura informou à Folha Dirigida que ainda não terminou o estudo. No entanto, uma nova previsão não foi passada.
Com as Eleições 2020 para a prefeitura, a conclusão dos estudos do edital, para o próximo concurso Magé, pode ficar para 2021.
Somente com a conclusão desse levantamento é que será possível confirmar os cargos e vagas que serão oferecidos.
Independentemente da ação do MPRJ, que tramita na Justiça, em julho a Prefeitura confirmou à Folha Dirigida que tinha a expectativa de realizar a seleção ainda este ano, o que não deve ocorrer.
"Existe um estudo em fase final. A partir da conclusão deste trabalho, serão iniciados os procedimentos necessários à condução do concurso, que temos a expectativa de ocorrer ainda este ano, atendendo à legislação vigente", disse o município.
A partir da conclusão dos estudos, será possível confirmar os cargos e vagas que serão oferecidos.
Independentemente da ação do MPRJ, que tramita na Justiça, em julho, a Prefeitura confirmou à Folha Dirigida que tem a expectativa de realizar a seleção ainda este ano.
"Existe um estudo em fase final. A partir da conclusão deste trabalho, serão iniciados os procedimentos necessários à condução do concurso, que temos a expectativa de ocorrer ainda este ano, atendendo à legislação vigente", disse o município.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Magé)
Concurso Magé está na Justiça
Um novo concurso Magé é esperado também por parte do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O órgão possui uma ação ajuizada desde 2019, que exige a publicação de um edital.
Em julho, Folha Dirigida anunciou que o processo tramitava na Justiça. A ação do MPRJ exige que o município realize uma nova seleção e exonere servidores contratados sem concurso para exercer funções de caráter permanente.
A medida judicial foi adotada após a prefeitura descumprir Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) anteriormente acordados. No documento, o município se comprometeu a realizar, até 30 de outubro de 2014, um concurso.
A seleção teria vagas para todos os demais cargos que não haviam sido oferecidos no edital de 2012 ou que não tinham um número suficiente de aprovados.
Além disso, a administração concordou em exonerar os funcionários contratados para as funções de natureza permanente.
Como novamente não houve o cumprimento das cláusulas previstas, o MPRJ exige, na Justiça, a execução do TAC sob pena de multa diária no valor de R$1 mil.
Saiba como foi o último concurso Magé RJ
O último concurso Magé ocorreu há oito anos, em 2012. Na época, foram oferecidas 2.354 vagas, com oportunidades para os níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Os salários chegavam a R$2.700.
O concurso teve a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) como banca organizadora. Já os candidatos foram avaliados por meio de:
- provas objetivas;
- prova de títulos (professores);
- teste de aptidão física (agente de trânsito, guarda ambiental e municipal e gari); e
- provas práticas (agentes de obras públicas, eletricista, gari, merendeira, motorista e pintor).
Dependendo do cargo, o exame objetivo contou com 30, 40 ou 50 questões, que foram distribuídas por disciplinas como:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Informática Básica;
- Noções de Administração Pública Municipal;
- Conhecimentos Gerais;
- Conhecimentos de Saúde Pública;
- Conhecimentos Pedagógicos; e
- Conhecimentos Específicos.
Notícias mais lidas





