Concurso Fhemig: Fundação recebe aval para preparar novo edital

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) recebe competência para realizar novo concurso para níveis médio e superior. Confira!

Autor:
Publicado em:21/07/2022 às 11:45
Atualizado em:21/07/2022 às 11:45

A Secretaria de Panejamento e Gestão de Minas Gerais delegou competência à Fundação Hospitalar do Estado (Fhemig) para realização de um novo concurso. O aval foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira, 21.

A oferta será para as seguintes carreiras: 

  • Técnico Operacional de Saúde;
  • Profissional de Enfermagem;
  • Médico;
  • Analista de Gestão e Assistência à Saúde.

As carreiras de técnico e profissional de enfermagem exigem o ensino médio/técnico. As demais têm como requisito o nível superior completo, em áreas específicas. 

O novo concurso Fhemig foi anunciado no dia 20 de abril pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. De acordo com ele, serão disponibilizadas vagas para todos os 19 hospitais da instituição. 

Em resposta à Folha Dirigida, a Fhemig afirmou que os trâmites para o edital já foram iniciados. Como por exemplo, o levantamento do quantitativo de vagas.

Após a definição desses detalhes será realizada a escolha da banca organizadora, por meio de licitação. 

Fachada da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
Fhemig inicia preparativos de edital do novo concurso
para efetivos (Foto: Divulgação/Sinfarmg)

Ainda não há um prazo para divulgação do edital e aplicação das provas. Confira a nota, na íntegra, enviada pela Assessoria de Comunicação da Fhemig:

“O pleito anunciado (concurso) está em fase de dimensionamento das vagas a serem ofertadas e, em sequência, será realizada a escolha da empresa organizadora, por meio de licitação. A previsão é de que sejam contemplados os níveis médio, técnico e superior, em diversas áreas. Não há, portanto, previsão de data para publicação do edital, que está em fase inicial de elaboração”.

Concurso Fhemig: secretário revela cargos que serão ofertados

Em entrevista ao Bom dia Minas, da Rede Globo, o titular da Secretaria de Saúde informou que o governador Romeu Zema já autorizou a seleção para efetivos. Segundo ele, será “um grande concurso para a Fhemig”.  

“Desde 2016, nós não temos um concurso público da Fhemig, e o governador autorizou. Teremos um grande concurso para a Fhemig, e os médicos que são elogiados são médicos que realmente são muito competentes, de carreira, profissionais muito capacitados. E a gente vai agora, com esse novo concurso, deixar a Fhemig mais forte para a gente atender melhor”, disse o secretário. 

De acordo com Fábio Baccheretti devem ser contempladas as carreiras de técnico de enfermagem, enfermeiro, médico e fisioterapeuta. 

“São 19 hospitais da Fhemig, todos serão contemplados (no concurso), a expectativa é que a gente consiga, então, com essa nova equipe – técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, fisioterapeuta – deixar a Fhemig com uma assistência ainda melhor”, afirmou.

A abertura de um novo concurso Fhemig é aguardada desde 2017, quando uma autorização foi concedida pelo governo estadual. No entanto, em 2019, a Câmara de Orçamento de Finanças (COF) publicou um ofício circular que tornou sem efeito as autorizações concedidas e que não tinham sido implementadas até aquela data. 

Desde então, a direção da Fundação faz tratativas com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag MG) para que a próxima seleção para efetivos possa ser realizada. 

À espera de concurso público vigente e com a demanda crescente de todo o estado, a rede acaba sofrendo com a falta de pessoal. Para reduzir a carência, a Fhemig publica editais de processos seletivos para contratações temporárias. 

Confira como foram os últimos concursos para a Fhemig

O último concurso para efetivos da Fhemig foi divulgado em 2016. A oferta foi de 45 vagas de médico pediatra. A organizadora foi a Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. 

Já em 2014, a fundação realizou concurso com 862 vagas distribuídas entre as carreiras de enfermeiro, técnico operacional de saúde, analista de gestão e assistência à saúde e médicos em várias especialidades. 

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas. Eles tiveram que responder a 40 questões abrangendo Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, conforme o cargo concorrido.

Os concorrentes a auxiliar administrativa também foram submetidos a prova discursiva, em que elaboraram um texto dissertativo sobre o tema proposto pela banca. Houve ainda análise de títulos e de experiência profissional.

Sumário