Concurso Ebserh: saem 16 editais de convocação em meio à pandemia

Concurso Ebserh deve convocar mais de 6 mil aprovados para atuar no combate à pandemia do novo Coronavírus.

Autor:
Publicado em:14/04/2020 às 02:54
Atualizado em:14/04/2020 às 02:54

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares convocou novos aprovados do concurso Ebserh para temporários. O processo seletivo emergencial visa à contratação de profissionais para atuar no combate ao novo Coronavírus.

O órgão publicou 16 novos editais de convocação no Diário Oficial da União desta terça-feira, 14. Foram chamados novos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Os selecionados deverão comparecer no próximo dia 15, em local e horário agendados previamente por e-mail.

Na ocasião, os candidatos deverão apresentar currículos e documentos necessários para a contratação, conforme consta no site da Ebserh. Além disso, será exigida a documentação comprobatória de títulos e experiência profissional que foram informados no ato da inscrição.

A publicação também traz a informação de que no próximo dia 16 de abril, conforme horário de agendamento enviado por e-mail, será realizado o exame admissional e a aferição da veracidade da autodeclaração de pessoa com deficiência e de pessoa negra ou parda, caso necessário.

Confira os editais de convocação do concurso Ebserh

Confira as convocações

 

Caso o candidato não compareça nas datas e horários definidos no e-mail de convocação ou a não apresentação de qualquer um dos documentos exigidos para a contratação implicará na exclusão do candidato do concurso Ebserh.

As contratações estão sendo realizadas de forma agilizada por conta da contaminação generalizada da Covid-19. A Empresa deve realizar a contratação dos aprovados ainda neste mês de abril.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, já havia garantido que parte dos profissionais seriam contratados antes do dia 15 de abril.

"Até o dia 15 de abril, uma parte desses profissionais já estará contratada e trabalhando nos HUs", disse  Rodrigo Barbosa.

 

Concurso Ebserh para temporários divulga resultados e homologação (Foto: Divulgação/Ebserh)
Concurso Ebserh tem mais convocação de aprovados
(Foto: Divulgação/Ebserh)

 

A contratação dos aprovados será de acordo com a necessidade de cada região. Os profissionais trabalharão por um período inicial de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo.

O tempo do contrato pode chegar ao período máximo de dois anos.

A convocação publicada nesta terça-feira, 14, é para atuação nos seguintes hospitais universitários administrados pela Ebserh.
 

  • Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG)
  • Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG)
  • Universidade Federal do Tocantins  (HDT-UFT)
  • Hospital de Clínicas de Uberlândia (HC-UFU)
  • Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar)
  • Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN)
  • Hospital Universitário da UFSC (HUUFSC)
  • Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN)
  • Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS)
  • Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE)
  • Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA)
  • Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM)
  • Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUAB-UFRN)
  • Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPEL)
  • Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM)
  • Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS)
     

Contratados ainda terão que passar por treinamento de combate ao Coronavírus

O processo seletivo emergencial da Ebserh tem como objetivo melhorar a estrutura dos serviços e atendimentos devido aos novos profissionais para combater a contaminação generalizada causada pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Antes de assumirem os postos, os novos contratados passarão por treinamentos específicos voltados para o conhecimento e combate da Covid-19. A capacitação será feita mediante curso de ensino a distância.
 

"Está disponível o curso 'COVID-19: capacitação para profissionais de saúde', elaborado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), que faz parte da Rede Ebserh. Também haverá capacitação sobre ventilação mecânica. As capacitações serão em EAD e disponíveis para os novos contratos e para os atuais empregados da Ebserh", informou Rodrigo Barbosa. 


Confira as vagas do concurso Ebserh temporários

Conforme publicação do site do Ministério da Educação (MEC), o qual a empresa tem vínculo, o concurso Ebserh registrou 225.215 inscrições. Ao todo, foram oferecidas 6.381 vagas para contratação temporária. As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:

  • Médicos - 936 vagas;
  • Enfermeiros - 1.464 vagas;
  • Técnicos de Enfermagem - 3.276 vagas;
  • Fisioterapeutas - 585 vagas; e
  • Engenheiros e Arquitetos - 120 vagas

 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

 

Os inscritos na seleção emergencial foram avaliados por meio de provas de títulos e experiência profissional. A exceção ficou para o cargo de técnico de enfermagem, que foi submetido apenas à segunda etapa.

 

Concursos Ebserh para efetivos está em andamento

Além do processo seletivo, a Ebserh também realiza dois concursos para efetivos, sendo: um de âmbito nacional com 1.660 oportunidades, em diferentes áreas, e outro com chances para atuação em Uberlândia, com 804 vagas.

"Os concursos em andamento estão mantidos e seguem as suas etapas. As vagas – para funcionários efetivos – não devem se confundir com as vagas temporariamente abertas motivadas pela pandemia", afirmou o diretor durante entrevista.

 

De acordo com Barbosa, o desempenho dos profissionais será avaliado de forma permanente, "sem periodicidade definida". Vale ressaltar que não existe a possibilidade de aproveitamento dos aprovados neste processo seletivo para as contratações efetivas.

Rodrigo Barbosa esclareceu ainda que os concursos em andamento estão mantidos. O de Uberlândia já possui resultado preliminar da prova, enquanto o outro, com vagas em todo o território nacional, está na segunda etapa, na fase da avaliação dos títulos.

Sumário