Concurso DPE AP tem validade suspensa durante estado de calamidade

O concurso da Defensoria Pública do Amapá teve o prazo suspenso devido à pandemia. Saiba mais sobre a suspensão e sobre o concurso.

Autor:
Publicado em:05/08/2020 às 12:00
Atualizado em:05/08/2020 às 12:00

Com a homologação do resultado final publicada em novembro de 2018, o concurso DPE AP teve o prazo de validade suspenso. A informação saiu na edição de terça-feira, 4, do Diário Oficial do Estado. [tag_teads]

Esta suspensão começa a ser contada a partir do dia 19 de março deste ano, e foi feita devido ao decreto do estado de calamidade pública, estabelecido em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)

Sendo assim, a Defensoria Pública do Amapá fica impossibilitada de realizar convocações de candidatos aprovados. Porém, a boa notícia é que a suspensão preserva a validade do concurso enquanto não é adequado chamar classificados. 

Ou seja, o prazo voltará a ser contada após o fim do decreto. Quando isto acontecer, a validade da seleção, que iria até novembro deste ano, será restabelecida com o tempo restante. Além disso, poderá ser prorrogada pelo mesmo período inicial, de dois anos. 

enlightened A homologação é feita após todos as etapas terem sido concluídas. É a partir dela que o período de validade do edital começa a ser contado. Durante a vigência do prazo, os candidatos aprovados poderão ser convocados para a tomada de posse.

Saiba mais sobre o concurso DPE AP:

Concurso DPE AP tem prazo de validade suspenso durante a crise (Foto: Divulgação)
Concurso DPE AP tem prazo de validade suspenso durante a crise
(Foto: Divulgação)

Concurso DPE AP teve aumento de vagas em julho do ano passado

Publicado em dezembro de 2017, o concurso DPE AP ofereceu 40 vagas imediatas mais cadastro de reseva, no cargo de defensor. O salário é de R$13.280,01.

No entanto, em julho do ano passado o então governador do estado, Waldez Góes, sancionou uma lei complementar que criou dez novos cargos de defensor público de 2ª categoria – posto inicial da carreira. 

+ Concursos abertos em agosto: 4,7 mil vagas começam a receber inscrição

A lei foi de autoria do Poder Executivo estadual e também institui o quadro da carreira do defensor público do Amapá, que passou a ser composto por:

  • 10 vagas de servidores de 1ª categoria;
  • 10 de categoria especial; e
  • 50 de 2ª categoria – cargo que já possuía 40 servidores empossados em março do ano passado.

Os servidores que tomaram posse no ano passado foram distribuídos por todas as comarcas do estado. Porém, o quantitativo ainda foi considerado insuficiente para atender a demanda, por isso a necessidade de nomear novos defensores, segundo o Governo do Amapá.

Agora, será necessário aguardar para que o concurso tenha o prazo de validade restabelecido, possibilitando novas convocações. 

Concurso DPE AP avaliou candidatos em quatro fases

concurso DPE AP foi composto por quatro etapas. A primeira delas foi a prova objetiva, composta por 100 questões de diferentes áreas do Direito. Em seguida, houve a prova prática. A terceira fase foi uma prova oral.

Exclusivo! Concurso PF autorizado? Confirmada distribuição de vagas

Já a quarta e última etapa da seleção foi composta por uma avaliação de títulos.

De acordo com a Fundação Carlos Chagas, a banca organizadora, o concurso recebeu 2.895 inscrições. Para concorrer, foi preciso ter graduação em Direito e, na data da posse, ter dois anos de atividade jurídica. 

Além da formação, o candidato não poderia: ter condenações ou antecedentes criminais incompatíveis com o exercício das funções; não possuir condenação em órgão de classe, em relação ao exercício profissional; não possuir condenação administrativa ou em ação judicial de improbidade administrativa.

Resumo do concurso DPE AP 2017:

  • Órgão: Defensoria Pública do Amapá
  • Cargos: defensor público de 2ª categoria – posto inicial da carreira
  • Vagas: 50
  • Requisitos: nível superior
  • Salários: R$13.280,01
  • Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Sumário