Concurso DER ES define o Idecan como banca para novo edital

Novo concurso DER ES já tem banca organizadora definida e deve avançar com os preparativos em prol do edital, que agora está iminente.

Autor:
Publicado em:25/11/2022 às 11:05
Atualizado em:25/11/2022 às 11:05

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo definiu a banca do seu próximo concurso DER ES, que deve ter edital publicado em breve.

A seleção será organizada pelo Idecan. O aviso de dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial do estado desta sexta-feira, 25, confirmando a escolha.

Com a banca definida, o próximo passo é assinar o contrato com a instituição. Feito isso, o cronograma será elaborado e finalizado os últimos detalhes para que o edital possa ser encaminhado para publicação.

Embora ainda não haja uma data definida, o edital não deve demorar para sair, já que a escolha da banca deve agilizar o processo. A expectativa é de que isso ocorra ainda este ano ou no início de 2023.

der es estradas
DER ES tem banca definida e se encaminha para realizar concurso
(Foto: Divulgação/DER ES)

Quantas vagas terá o concurso DER ES?

A dispensa de licitação não confirma os cargos que serão ofertados, somente indica que as chances serão para preenchimento de vagas no quadro efetivo e para a formação de cadastro de reserva.

Em 2018, um concurso DER ES chegou a ser autorizado durante a gestão do ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, mas não teve avanços. O aval visava a oferta de 16 vagas para o cargo de técnico superior ocupacional.

Entretanto, ainda não se sabe se esta autorização segue válida e se o novo concurso vai contemplar esta mesma demanda. A expectativa é de que a comissão que está formada tenha realizado um novo estudo para avaliar a necessidade.

A carreira de técnico superior ocupacional é destinada a quem tem curso superior em Engenharia. 

Sobre o último concurso DER ES?

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Espírito Santo não realiza concurso público desde em 2013. O último edital já tem quase dez anos e trouxe oferta de 135 vagas para candidatos de níveis médio, médio/técnico e superior.

Deste total, eram 12 para início imediato e 123 para cadastro de reserva. As remunerações variavam entre R$1.664 e R$5.616, conforme o cargo. 

O edital anterior trouxe chances nos seguintes cargos: assistente operacional I e assistente de suporte I (nível médio); técnico operacional (curso técnico em Transporte/Trânsito/Estradas); técnico superior operacional (graduação em Engenharia) e técnico superior de suporte I (superior em área jurídica).

Cargos de níveis médio e médio/técnico passaram por prova objetiva e redação, enquanto que os de nível superior tiveram objetiva, discursiva e títulos. 

Sumário