Novo concurso Câmara de Teresina PI está em estudo, diz presidente

Com concurso Câmara de Teresina em andamento, presidente afirma que a Casa já conta com um outro estudo para um novo edital. Entenda!

Autor:
Publicado em:28/01/2021 às 11:40
Atualizado em:28/01/2021 às 11:40

Um novo concurso Câmara de Teresina, no Piauí, já está nos planos da Casa Legislativa. Em entrevista ao portal GP1, na última quarta-feira, 27, o presidente Jeová Alencar afirmou que os estudos já estão em andamento.

"Nós já estamos preparando é o próximo concurso. Estamos estudando ainda", disse o vereador.

As vagas e os cargos que serão oferecidos, no entanto, ainda não foram definidos. Segundo o presidente da Casa, como a Lei Complementar nº 173 de 2020 impede a realização de concursos para a criação de cargos, a Câmara avalia as carreiras que possam ser contempladas.

"Ainda estamos na fase embrionária, estamos procurando onde existem as vagas para que se possa fazer", explicou.

No momento, a Câmara de Teresina está com um concurso em andamento para os cargos de: assistente legislativo (nível médio) e procurador legislativo, assessor jurídico legislativo e analista de informática (nível superior).

Desta forma, se aprovado, um futuro concurso Câmara de Teresina poderia contar com oportunidades para assistente técnico legislativo (nível médio) e administrador, contador e comunicador social (superior).

Isso porque a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 (LDO) trouxe a previsão de oportunidades tanto para as carreiras que são oferecidas no concurso atual quanto as citadas acima. Desta forma, por não terem sido contempladas no último edital, elas poderiam ser oferecidas em uma próxima seleção.

Concurso Câmara de Teresina está em estudo (Foto: Divulgação)
Novo concurso Câmara de Teresina está previsto
(Foto: Divulgação)

Concurso Câmara de Teresina terá provas em março

Os candidatos do atual concurso Câmara de Teresina serão avaliados por meio de provas objetivas (todos os cargos) e discursivas (cargos de nível superior), além de um exame de títulos (procurador).

As provas objetivas e discursivas serão aplicados agora na data provável de 14 de março de 2021. O novo cronograma foi divulgado no último dia 19.

Esta é a terceira data marcada pela Casa Legislativa. Inicialmente, quando o edital do concurso foi lançado, as provas seriam aplicadas em 13 de setembro de 2020. Devido à pandemia, essa data foi adiada para 18 de outubro, mas a seleção foi suspensa.

Agora, os exames seguem previstos para março. As avaliações serão realizadas no período da manhã (assistente e procurador) e da tarde (analista e assessor).

A prova objetiva contará com 40 questões, que, dependendo do cargo, abordarão as disciplinas de: 

  • Língua Portuguesa; 
  • Raciocínio Lógico e Matemático; 
  • Legislação Municipal; e 
  • Conhecimentos Específicos.

Já a prova discursiva do procurador legislativo será composta por um parecer jurídico ou uma peça judicial, além de questões de Conhecimentos Específicos.

Por outro lado, o assessor jurídico legislativo terá que elaborar um parecer jurídico e responder a duas questões discursivas de Conhecimentos Específicos. O analista também responderá a duas perguntas discursivas específicas.

Folha Cursos

Para ser aprovado na objetiva será necessário obter, pelo menos, 50 pontos ou mais. Serão corrigidos somente os exames discursivos dos candidatos de nível superior que estiverem entre os 50 primeiros habilitados na primeira prova.

Os aprovados, em ambas as avaliações, no cargo de procurador, serão convocados para o exame de títulos.

Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e as convocações terão início. Durante todo o prazo de validade da seleção, os aprovados poderão ser convocados. 

O concurso Câmara de Teresina PI oferece nove vagas para candidatos dos níveis médio e superior. As remunerações variam entre R$2.066,15 e R$6.008,70, para jornadas de 30 horas.

Sumário