Concurso Bacen: novo pedido de edital será enviado ao governo

Assessora no departamento de Gestão de Pessoas confirma que pedido de um novo concurso Bacen será feito este ano. Veja os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:21/05/2024 às 16:24
Atualizado em:21/05/2024 às 16:48

Após mais de uma década, o Banco Central do Brasil recebeu, em 2023, autorização para abertura de um novo concurso Bacen. O aval foi para o preenchimento de 100 vagas de analista, de nível superior.


Porém, esse número é pequeno perto da necessidade da autarquia. Conforme dados de abril deste ano, o banco dispõe de 3.219 cargos vagos.


Para os próximos cinco anos, há ainda a perspectiva de 692 aposentadorias de servidores efetivos.


Diante desse cenário, o Banco Central fará uma nova solicitação de concurso público. A confirmação foi feita pela assessora sênior no departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização da autarquia, Bárbara Lis.

"Nós já temos um novo pedido de concurso para ser enviado. Temos um prazo para isso e está na época do envio dessas solicitações. Porque (o concurso já autorizado) é um marco muito importante de retomada, no entanto, não resolve todos os problemas da Casa", disse a assessora, em entrevista ao LinkedIn Notícias.

Ela não chegou a precisar quais carreiras serão incluídas no pedido, que, via de regra, deve ser encaminhado até o dia 31 de maio.


A tendência é que o banco inclua vagas de técnico, de nível médio, e procurador, de nível superior, que não foram atendidas na última autorização. Além de mais oportunidades para analistas.

Banco Central fará um novo pedido de autorização de concurso

(Foto: Ramiro Lucena/Folha Dirigida por Qconcursos)


O último pedido do Bacen ao Governo Federal foi para o preenchimento de 545 vagas. O que, de acordo com a assessora sênior, garantiria um mínimo funcionamento da autarquia diante da atual situação fiscal.

Concurso Bacen: 100 vagas não suprem a real necessidade

Com apenas 100 vagas autorizadas, Bárbara Lis explicou que o problema de déficit de pessoal do Bacen não será solucionado.

"De longe, os problemas não são integralmente resolvidos. Vale dizer que a gente faz solicitações recorrentes, anualmente, de concurso", afirmou.

Ao passo que a carência de pessoal só aumenta, o Banco Central recebeu um acréscimo de atribuições nos últimos, o que fez com que a necessidade se tornasse ainda maior.


Alguns exemplos de projetos capitaneados pelo Bacen são o Pix, Open Finance e a moeda digital brasileira.


Além do concurso, o Banco Central trabalha em uma revisão do plano de carreira. O objetivo é garantir que os atuais servidores permaneçam na autarquia e não sejam contratados pela iniciativa privada.


Como informado por Bárbara Lis, o banco não tem autonomia, mas a reestruturação das carreiras está em pauta junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Primeiro acordo de reestruturação já foi fechado com o governo

No final de abril, um primeiro acordo para reestruturação da carreira do Banco Central foi assinado pelo Governo Federal, por intermédio do MGI.


A proposta aprovada pela categoria altera, por exemplo, a nomenclatura do cargo de analista para auditor, com a inclusão de algumas prerrogativas.


Além disso, amplia a quantidade de padrões e garante reajuste nos anos de 2025 e 2026. Os percentuais e valores não foram informados.


Em nota, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central informou que os itens não contemplados na negociação, como a mudança da escolaridade dos técnicos, de nível médio para nível superior, seguirão na agenda de trabalho.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Provas do concurso Bacen são adiadas em todo o país

Marcadas para o dia 19 de maio, as provas do concurso Bacen foram adiadas em todo o país.


A decisão foi tomada diante das enchentes e do estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul. Uma nova data ainda não foi informada.


Em seu portal, o Banco Central reforçou que, para que uma nova data seja definida, será necessário aguardar uma normalização das condições em Porto Alegre, um dos locais de aplicação.


Ainda de acordo com o banco, são 1.100 inscritos no Estado do Rio Grande do Sul. O que representa cerca de 3% dos mais de 38 mil candidatos, ao todo.


Quando remarcadas, as provas do concurso Bacen serão realizadas em dois turnos.


Pela manhã (duração de 3h e 30 minutos), serão aplicadas as objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos, com 120 questões.


No turno da tarde (duração de 4h), serão realizadas as avaliações discursivas. A aplicação ocorrerá nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.


O edital do concurso Bacen é destinado ao preenchimento de 100 vagas imediatas mais formação de um cadastro de reserva, com 200 vagas.


A oferta contempla as seguintes especialidades:

  • analista da área de Economia e Finanças: 50 vagas imediatas e 100 de cadastro reserva; e
  • analista da área de Tecnologia da Informação (TI): 50 imediatas e 100 de cadastro reserva.

O salário inicial do aprovado será de R$20.924,80, correspondente ao padrão I da classe A.


No vídeo abaixo, assista aula de Direito Administrativo para o concurso Bacen:


Sumário