- Início
- Notícias de Concursos
- Fora do CNU, concurso Anatel está em fase de planejamento
Fora do CNU, concurso Anatel está em fase de planejamento
Após anunciar que vai ficar de fora do CNU, Agência Nacional de Telecomunicações comenta sobre preparativos da sua seleção e revela vacâncias.
A Agência Nacional de Telecomunicações já confirmou que não irá aderir ao edital unificado e agora deu detalhes sobre os preparativos do seu concurso Anatel. A agência tem aval para preencher 50 vagas efetivas.
De acordo com a Anatel, a fase é de planejamento e não há prazos estabelecidos.
"No momento, a Agência encontra-se em fase de definição dos critérios que vão nortear o planejamento do concurso, não tendo sido iniciada a elaboração de projeto básico", disse a agência.
No início do mês, a comissão organizadora foi formada e ela deve ficar responsável por esses trâmites, inclusive pela escolha da banca organizadora.
O comunicado da Anatel informando a não adesão ao Concurso Nacional Unificado foi publicado no Diário Oficial da União.
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a autarquia disse que está trabalhando para definir a alocação das vagas autorizadas:
"(...) está sob análise desta Agência a definição específica acerca da alocação geográfica das vagas autorizadas e sobre o quantitativo de vagas por especialidade que constarão do edital".
A Anatel tem aval para o provimento de 50 vagas efetivas e imediatas dna carreira de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, cuja exigência é o nível superior completo.
A portaria de autorização não informa as especialidades e caberá a Anatel definir quais são as áreas prioritárias de acordo com a sua necessidade de pessoal.
A carreira de especialista proporciona uma remuneração inicial de R$17.071,35, sendo o valor referente ao vencimento inicial mais o auxílio-alimentação.
Anatel informa que há mais de 400 cargos vagos
Embora tenha recebido aval para o preenchimento de 50 vagas, a carência de servidores na agência é maior.
Segundo a Anatel, são 404 cargos vagos atualmente, sendo:
- 54 vagas para o cargo de analista administrativo;
- 122 vagas para o cargo de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações;
- 119 vagas para o cargo de técnico administrativo; e
- 109 vagas para o cargo de técnico em regulação de serviços públicos de telecomunicações.
Para suprir essa demanda, apenas com uma nova autorização, já que o Governo Federal concedeu aval somente para uma carreira, a de especialista.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Anatel não vai aderir ao CNU e informa preparativos para realizar novo concurso
(Foto: Agência Brasil/André Luís Pires de Carvalho)
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Relembre o último concurso Anatel
O último concurso Anatel foi realizado em 2014, ficando válido até 2017. Ou seja, a agência não pode mais convocar aprovados, sendo necessário realizar uma nova seleção para suprir os cargos vagos.
Em 2014, foram ofertadas 100 vagas. Do total, 20 foram para o cargo de técnico administrativo, nas áreas de Administração e Comunicação, e 12 para o técnico em regulação de serviços de telecomunicação. As funções tinham o nível médio como requisito.
Já no nível superior as vagas foram distribuídas pelos cargos de analista administrativo (20), nas áreas de Arquitetura, Direito e Engenharia Civil, e especialista em regulação de serviços de telecomunicação (48), nas especialidades de Economia e Contabilidade, entre outras.
Com organização do Cebraspe, o concurso foi composto por provas objetiva, discursiva e de títulos.
No exame de múltipla escolha foram cobradas 120 questões, sendo elas de Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70).
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!
Notícias mais lidas





