- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso ALES tem comissão formada para estudos por edital
Concurso ALES tem comissão formada para estudos por edital
Uma comissão especial foi formada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo para que um novo concurso ALES seja realizado. Saiba!
Um novo concurso ALES para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo começará a ganhar forças. Isso porque foi formada uma comissão especial para a realização de estudos.
O ato que informa a criação do grupo foi publicado no Diário Oficial da própria Assembleia pela Mesa Diretora.
"Institui Comissão Especial de estudos preliminares visando a elaboração de Plano de realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos efetivos na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo – ALES."
A comissão de estudos do concurso ALES será composta pelos seguintes servidores:
- Alex da Silva Pereira;
- Tatiana Soares de Almeida;
- Amanda Gabriel de Oliveira Kiffer;
- José Arimathea Campos Gomes;
- Rodrigo Francisco Teixeira de Miranda; e
- Katarinny Büge Rocha.
Além dos membros, a portaria publicada também traz quais serão as atribuições desta comissão especial de estudos para o concurso ALES.
► Identificar cargos e seus quantitativos a serem providos, de acordo com as respectivas atribuições legais das diversas funções, exercidas no âmbito da ALES, observadas as legislações referentes à organização administrativa e ao plano de cargos e salários;
► Propor medidas de racionalização, modernização, orientação e aperfeiçoamento das legislações de organização administrativa e de pessoal com a finalidade de promover adequação de número de vagas nas respectivas carreiras, instituir ou modificar atribuições de cargos ou funções gratificadas, de modo a promover a qualidade dos recursos humanos e a eficiência na execução dos serviços;
► Sugerir cronograma com descrição das atividades a serem realizadas pelo Poder Legislativo para a realização do Concurso Público; e
► Desempenhar outras atribuições decorrentes, necessárias à consecução de seus objetivos.
Assim que a comissão concluir os trabalhos, ela vai apresentar o plano de realização do concurso à Mesa Diretora, que ficará encubida de homologar e dar andamento. O documento está assinado pelo presidente da Casa, Erick Musso.

(Foto: Divulgação)
Novo concurso ALES está em fase de estudo desde 2020
Em 2020, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo chegou a informar que foram iniciados estudos em prol de um novo concurso público.
O número de vagas e cargos que serão oferecidos ainda não estão definidos. Em nota, a AL-ES chegou a informar que trabalhava para formar a comissão organizadora, montada apenas dois anos depois.
Como a comissão ainda não estava formada, a Casa não antecipou nenhuma previsão quanto ao lançamento do edital e realização das provas.
"Ainda não foi finalizado o estudo que vai apontar quais as áreas serão contempladas, informações que serão definidas após a composição de uma comissão", disse a Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
O novo edital da Assembleia Legislativa do Espírito Santo é esperado desde o início de 2019, quando preparativos iniciais foram anunciados. Na época, a ALES destacou que alguns servidores se aposentaram e o novo concurso seria para suprir essa carência.
Último concurso ALE ocorreu em 2011
A Assembleia Legislativa ES não realiza um concurso público desde 2011. A banca organizadora foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Foram oferecidas 141 vagas para as carreiras de procurador de 1ª categoria, analista em comunicação social I, taquígrafo parlamentar apanhador I, técnico em comunicação social I.
O concurso da ALES ainda trouxe oportunidades para técnico em tecnologia da informação I e técnico legislativo sênior I (Biblioteca, Arquivo, Almoxarifado, Patrimônio, Protocolo, Serviços Gerais, Sonorização, Secretaria Legislativa e Secretaria Administrativa).
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, contendo 60 questões. Desse total, 25 foram de Conhecimentos Básicos e 35 de Conhecimentos Específicos. Para procurador, houve ainda uma prova prática.
Para ser aprovado, nas provas objetivas, foi preciso ter nota igual ou superior a 30 pontos. A exceção foi para os candidatos ao cargo de procurador, que precisaram alcançar 36 pontos ou mais.
Notícias mais lidas





