AGU tem avanços para aval das 400 vagas da área Administrativa

A Advocacia-Geral da União informou que avança junto ao MGI para obter o aval do concurso AGU, com 400 vagas para a área de Apoio. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:26/09/2023 às 09:44
Atualizado em:26/09/2023 às 11:29

Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a Advocacia-Geral da União informou que as tratativas junto ao Governo Federal estão avançadas para que o concurso AGU da área de Apoio, com 400 vagas, seja autorizado.


Na última semana, com exclusividade, a reportagem divulgou a informação de que a nova seleção estava perto de ser autorizada. A AGU confirmou a informação e complementou que os trâmites estão adiantados:

"A Advocacia-Geral da União está em tratativas avançadas com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para que seja publicada autorização de concurso com 400 vagas para a área administrativa", disse.

A AGU ainda não confirmou os cargos que devem ser ofertados, mas já se sabe que parte das vagas a serem autorizadas serão compostas por 221 cargos vagos redistribuídos.


Inclusive, essa redistribuição já foi realizada pelo órgão. Dos 221 cargos, 110 são oriundos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) e 111 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).


De acordo com a secretária-geral, Clarice Calixto, o aval é iminente.

Concurso AGU teve pedido para 2.300 vagas

A Advocacia-Geral da União enviou, em maio deste ano, um pedido de concurso AGU 2023, solicitando o preenchimento de 2.300 vagas, sendo elas para os cargos de:

  • analista técnico administrativo (2.100); e
  • analista em TI (200).

Na justificativa do pedido, enviado na ocasião ao MGI, a AGU afirmou que a solicitação visava ao fortalecimento da estrutura do quadro de profissionais técnico-administrativos para atuação na área meio.


A previsão é de que os cargos solicitados sejam ofertados na autorização e contemplados na redistribuição de cargos vagos que já foi feita pelo órgão.


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Advocacia-Geral da União tem avanços junto ao MGI para aval do concurso da área de Apoio

(Foto: Governo Federal)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Para o cargo de analista técnico administrativo, o último edital teve como requisito o nível superior completo em qualquer área. Em 2018, as remunerações eram de R$6.203,34. Já a banca organizadora foi o Idecan.


O concurso foi composto por provas objetivas, contendo 60 questões sobre as seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa (dez questões);
  • Raciocínio Lógico (cinco);
  • Noções de Informática (cinco);
  • Conhecimentos Gerais (dez); e
  • Conhecimentos Específicos (30). 

No ofício encaminhado no último dia 3, a AGU esclarece que, em 2022, não pôde solicitar novo concurso para este ano, porque possuía uma seleção

vigente.

"No entanto, a lista de excedentes já foi totalmente esgotada, tendo inclusive sido autorizado provimento adicional de 12 vagas por este MGI em 2023, das quais apenas sete foram preenchidas. Os demais convocados não tomaram posse", explicou a AGU.

Como foi o último concurso AGU?

O último concurso público da AGU para a área de Apoio ocorreu em 2018. A oferta total foi de 100 vagas de nível superior para os cargos de Administrador, Analista Técnico-Administrativo, Arquivista, Bibliotecário, Contador, Técnico em Assuntos Educacionais e Técnico em Comunicação Social.


Ao todo, 50.438 candidatos se inscreveram no último certame, sendo o cargo de Analista Técnico Administrativo o mais concorrido, com 26.472 candidaturas.


Como foram as provas do último concurso AGU?

O último concurso AGU compreendeu provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.


As provas foram aplicadas nas 26 capitais e no Distrito Federal.


As provas serão compostas de 60 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa - 10 questões;
  • Raciocínio Lógico - 5 questões;
  • Noções de Informática - 5 questões;
  • Conhecimentos Gerais - 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos - 30 questões. 


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Sumário