- Início
- Notícias de Concursos
- Como curtir o Carnaval sem perder o foco nos estudos para concurso
Como curtir o Carnaval sem perder o foco nos estudos para concurso
Não sabe se cai na folia ou se continua na rotina de estudos? Confira essa matéria especial com dois especialistas na área de concursos.
O Carnaval é um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros. Dias de folia, agitação e muita música. Mas, para você que está estudando para concurso, será que dá para se divertir sem deixar a preparação de lado?
Uma atitude a ser tomada pelos futuros servidores durante os dias é unânime entre os especialistas: é preciso ter foco e equilíbrio. Nada te impede de sair em bloquinhos, pular carnaval e depois se dedicar aos estudos. As palavras-chave desse enredo são moderação e comprometimento.
Para Deborah Cal, coach para concursos, quem decidiu aproveitar o recesso de Carnaval para estudar precisa ter muito claro o objetivo: você quer estudar ou quer se dividir entre o estudo e a prova?
Se optar por estudar nos dias de folia, Deborah recomenda que o futuro servidor confie em sua decisão e se dedique unicamente para isso, prestando atenção no real objetivo e focando muito em porque aquele tempo dedicado ao estudo é importante.
"É excelente quando você pensa quais são os motivos e quais são os benefícios que terá com a aprovação, pois estimula o seu 'pra que você estuda?'. Quanto mais claro você tem o porquê o estudo é importante, maior fica a sua motivação e o seu foco. E pra você equilibrar, é muito importante que você saiba que tem hora pra tudo, desde que você estipule os horários".
Deborah complementa dando um exemplo: "se você que ir num bloco na terça de manhã, então você precisa saber que à tarde, final da tarde ou início de noite, você precisa estudar".
Para os concurseiros foliões que não abrem mão de se divertir nesses dias, o planejamento é o maior aliado. É preciso separar os horários e já organizar, previamente, as atividades que fará. Nada de deixar tudo para última hora.
"Quanto mais em cima da hora deixar para decidir se vai estudar, se vai dar tempo e o que estudar, você vai entrando numa procrastinação muito grande e acaba não estudando e depois fica se culpa porque deveria ter estudado. Era para equilibrar e não equilibrou", ressalta.
É importante que o concurseiro planeje os estudos e também os dias e horários que deseja ir para a folia. Deborah elenca esse planejamento em quatro tópicos:
1. Qual dia você quer festejar?
2. Em qual festa?
3. Em que horário?
4. Qual horário vai reservar para o estudo?
No entanto, além de dar 'check' em todos os requisitos da agenda de folião concurseiro, é imprescindível ter um compromisso com você. Sabemos que não dá para ter todo um planejamento de estudo para o final do dia, ir ao bloco de manhã, consumir bebida alcoólica exageradamente e não ter condições de executar o estudo quando chegar em casa.
"Se realmente quer curtir, beber e se divertir, então por que não escolher festas que aconteçam mais para o final ou início da noite para que possa aproveitar a manhã e o início da tarde para estudar?", questiona Deborah.

(Foto: Divulgação)
Planejamento de estudo e otimização de tempo no Carnaval
O recesso de Carnaval também pode ser um ótimo período para otimizar a preparação para concurso e os estudos. Já no 1º dia de festa, é importante planejar o que será estudado, em que dias será estudado, quais serão os temas e qual material utilizará.
"Quanto mais organizada a pessoa for, mais ela conseguirá otimizar o seu tempo e estudar com mais qualidade."
Deborah ressalta que, quando falamos de otimizar o tempo, é importante falar que o concurseiro não precisa usar todo o dia para o estudo. A organização abre alas para a agilidade. Portanto, acaba sobrando tempo para aproveitar a folia.
"Pode ser que ela não possa ou não queira aproveitar todos os dias de Carnaval, mas esse planejamento e organização com antecedência permite que a pessoa monte uma agenda e se pergunte os dias que pode curtir, os dias que precisa estudar e aqueles que pode curtir e estudar, em momentos diferentes, no mesmo dia."
Para aqueles que querem aproveitar o Carnaval para iniciar uma preparação de estudo, Deborah declara que o primeiro passo seria fazer um simulado com bastantes questões. O objetivo é conseguir visualizar onde tem dificuldade e traçar um plano de estudos sabendo quais temas devem ser priorizados.
"O simulado é o pontapé, pois dá o direcionamento para saber no que você não está legal, no que você precisa consolidar mais os estudos e, portanto, como se organizar e montar um planejamento e quais materiais são mais adequados para aquela dificuldade", finaliza Deborah Cal.
Como manter o condicionamento físico no Carnaval
Para muitos, o recesso de Carnaval pode ser a oportunidade de organizar as prioridades e estabelecer novas metas no aprendizado. Quem está focado sabe que, assim como a parte teórica, a preparação para o teste de aptidão física (TAF) cobrado em muitos concursos não pode ser deixada de lado.
Para o coach de TAF e condutor de bancas examinadoras, Elon Júnior, é importante estar envolvido com pessoas que tenham o mesmo objetivo, seja no preparo físico para concurso, ou até com pessoas que pratiquem atividade física por qualidade de vida.
"No envolvimento com essas pessoas, um irá motivar o outro para fazer as atividades. De preferência, se programem para fazer os exercícios sempre na parte da manhã, porque, caso participe de algum bloco, já tenha cumprido sua etapa logo cedo."
Para Elon, que também é autor do livro "Preparação Física para Concursos", os concurseiros que estão mais bem condicionados terão mais facilidade em seguir a rotina de treinamento e, por isso, deixa uma orientação para aqueles que pretendem conciliar os treinos com as agendas de bloco e festas:
"Sempre faça a sua atividade na parte da manhã e à tarde (lá para às 17h) vá curtir o seu bloco de carnaval. A ideia principal dessa orientação é você ter, no mínimo, oito horas do descanso do treino para atividades recreativas e da atividade recreativa para o treino novamente. Então, se você treinar das 8h até as 10h, quando for às 17h, você vai para o bloco e fica até as 21h. Ao voltar para a casa, descanse a noite toda e, no dia seguinte, você vai estar disposto para o seu programa de treinamento novamente", orienta.
O treinamento aeróbico, a caminhada e a corrida são excelentes exercícios para quem deseja aproveitar o carnaval para elaborar um treino e não sabe por onde começar.
Elon sugere um roteiro: treino diário na parte da manhã, com duração de 1h30, tentando intercalar de sexta a quarta-feira de cinzas. Em um dia, você treina dois exercícios: corrida de resistência e flexão, e no outro dia corrida de velocidade e abdominal.
"Os treinos podem ser feitos todos os dias, independente do nível de condicionamento físico. É importante fazer sempre no mesmo horário porque aí você terá 24h de repouso para reaplicar esse treinamento. Caso sinta algum desconforto que prejudique outras atividades, você pode intercalar os dias e, quando for treinar, faça o treinamento dos quatro testes."
Para quem deseja aproveitar o Carnaval para descansar da prática dos exercícios, a perda do condicionamento físico é o principal malefício, levando em consideração que é mais fácil perder a condição física do que ganhar.
"As literaturas de Educação Física recomendam não ficar mais de 72h parado, porque você terá que regressar à sua programação anterior. O principal malefício é você perder o condicionamento que vem ganhando ao longo do seu plano de treinamento", finaliza.
Defina o que deseja para o futuro e caia na folia. Ou não
Leandro Souza, fundador da LS Concursos, elencou alguns tópicos para ajudar os candidatos a definir o melhor roteiro para os dias de folia. Confira:
Olho no futuro: O candidato precisa ter a mentalidade de que, se ele for aprovado, o próximo Carnaval será muito melhor do que o atual. Ele poderá curtir, viajar, fazer tudo o que ele quiser, com a cabeça descansada, vida estabilizada, missão cumprida e um bom cargo. Abrindo mão de algumas coisas hoje, o próximo Carnaval, gostando ou não de folia, será muito melhor que o atual.
Retiro de estudos: O melhor cenário é se o candidato não liga para Carnaval. Os dias de folga serão uma ótima oportunidade para aumentar a carga de estudos. É fácil fazer um retiro de estudos, basta se isolar e se dedicar integralmente às matérias. Os estudantes de alta performance, principalmente os que trabalham, adoram feriados prolongados para colocar os estudos em dia.
Alta performance: Gosto de comparar a rotina dos candidatos à rotina de atletas de alta performance. Assim como os atletas, o concurseiro precisa seguir uma rotina rigorosa se quiser chegar ao êxito. Os atletas de alta performance não podem nem devem se embriagar, se cansar demais, se expor a riscos desnecessários. Assim é o concurseiro sério.
Missão cumprida: O candidato precisa se organizar para não negligenciar outros aspectos importantes da vida, como família e amigos. Falando especificamente do Carnaval, sugerimos que ele acorde mais cedo, cumpra a sua meta de estudos e depois se dedique à família.
Consciência tranquila: Indo para os blocos ou curtindo a família, Leandro sugere sempre que o concurseiro cumpra a meta de estudos antes de se dedicar ao lazer ou família. Ele não pode ter a sensação que está devendo a si mesmo. A maturidade do candidato é fundamental para estabelecer suas prioridades, cumprir as metas propostas e não levar a carga de concurso para outras esferas da vida. Assuntos de concurso devem ficar restritos ao momento em que estiver estudando.
Notícias mais lidas





